Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como evitar o desperdício alimentar? Veja 6 dicas para aproveitar os alimentos
Guia Culinário 28/06/2017

Como evitar o desperdício alimentar? Veja 6 dicas para aproveitar os alimentos

Evitar ou, pelo menos, tentar diminuir o desperdício dos alimentos no dia a dia é, além de um ato de conscientização ambiental, voltado aos conceitos da sustentabilidade, uma forma inteligente de economizar e, claro, cuidar da saúde. Utilizar o máximo de cada alimento é entender que na própria natureza está tudo aquilo que necessitamos para viver bem. Talos, cascas, folhas e até flores podem ser aproveitados em diferentes preparações, garantindo, com muito sabor, uma ingestão completa de nutrientes essenciais para o organismo.

Antes mesmo de fazer a tradicional lista de compras para ir à feira ou supermercado, é preciso ter algumas cuidados especiais, como, por exemplo, prestar atenção à quantidade adequada de comida e à validade dos ingredientes. Porém, além disso, é necessário estar de olho em nossa própria casa, com os alimentos que já estão na fruteira ou armazenados na geladeira.

“No Brasil, 35% de toda produção agrícola vai para o lixo, equivalente a 10 milhões de toneladas de alimentos que poderiam alimentar 54 milhões de brasileiros. Segundo o Sesc, 12 bilhões de reais são jogados fora diariamente”, alerta a nutricionista Natália Vignoli, disponibilizando, abaixo, 6 dicas para aproveitarmos melhor os alimentos e diminuir esse número. Confira!

6 maneiras de utilizar ao máximo os alimentos no seu dia a dia

1 – Invista em produtos orgânicos: Embora sejam alimentos com um custo superior aos demais, eles permitem a utilização de 100% do produto, como as cascas, sementes e polpas. Além disso, eles são livres de qualquer substância que possa agredir a sua saúde, tais como agrotóxicos e outros produtos contra pesticidas.

2 – Aproveite as cascas dos alimentos: As cascas das frutas e legumes utilizadas no seu dia a dia podem se tornar um delicioso e nutritivo chá ou um refrescante suco detox. Coloque-as em infusão e deixe-as descansar. Depois coe e beba na temperatura que desejar.

3 – Utilize as sementes: as sementes de melão e da abóbora, por exemplo, podem ser lavadas, secadas e levemente tostadas, se tornando ótimos snacks para os lanches intermediários. Outra forma de consumo é acrescentá-las em sucos batidos no liquidificador. Experimente!

4 – Congele os alimentos: Utilizar a geladeira é uma das melhores maneiras de aumentar a durabilidade dos produtos e evitar o desperdício. Separe-os em pequenas porções, já lavados e higienizados. Coloque uma plaquinha com a data de congelamento para que você os utilize na ordem correta.

5 – Transforme os restos em plantações: Algumas partes dos alimentos, como as folhas do morango ou da cenoura, por exemplo, parecem ser impossíveis de serem utilizadas, mas você está enganado! Elas podem se transformar em adubo para a sua horta caseira. Corte-os em pedacinhos pequenos e utilize na plantação.

6 – Seja criativo: O frango que você jantou, pode se tornar um sanduíche natural para o dia seguinte, por exemplo. Os talos de brócolis e couve flor, podem compor um delicioso suflê para o almoço de domingo. São muitas as opções para transformar a alimentação e impedir o desperdício!