Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Brócolis: 5 formas de preparar esse vegetal e aproveitar os seus benefícios
Guia Culinário 26/07/2017

Brócolis: 5 formas de preparar esse vegetal e aproveitar os seus benefícios

Brócolis cozido no vapor, fritos e empanados, fazendo parte de sopas, cremes ou caldos… Como você prefere? Quando o assunto é culinário, a criatividade é um tempero essencial, pois é com ela que inovamos as preparações dos alimentos e, assim, ampliamos cada vez mais as opções de cardápio do nosso dia a dia. Por isso, confira algumas maneiras de preparar esse vegetal para desfrutarmos o melhor dos seus benefícios, das formas mais naturais, saudáveis e saborosas possíveis.

O brócolis é um alimento do grupo dos vegetais verdes escuros, que tornam a nossa alimentação mais colorida e nutritiva, com um arsenal de nutrientes importantes para o nosso bem-estar. Por ser um alimento extremamente versátil e se encaixar em diversas preparações, a nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood separou as melhores maneiras para utilizarmos o vegetal na rotina alimentar e, assim, garantir a ingestão de suas melhores propriedades. Confira:

Quais são as formas mais saudáveis de preparar o brócolis na cozinha?

1 – Cozido no vapor: Quando cozinhamos os vegetais a vapor, é uma garantia da preservação os nutrientes do alimento, já que assim eles não se perdem na água durante o cozimento. “O brócolis é rico em fibras, compostos sulfurados, ácido fólico, antioxidantes, cálcio e vitaminas A e C que são conservados no cozimento”, analisa a nutricionista.

2 – Em sopas e cremes: Aproveite o inverno e invista nas sopas e cremes de brócolis para aquecer e aumentar a temperatura do corpo. “Basta separar as partes impróprias para consumo, lavar bem e colocar para cozinhar já com pouca água com sal e fervendo. Utilize a água do cozimento para bater o vegetal e preparar o prato”, indica a profissional.

3 – Em arroz: Um delicioso arroz de brócolis tem o seu lugar reservado no nosso cardápio, não é mesmo? Além de combinar com diversas preparações, o arroz de brócolis é saboroso e garante a ingestão dos nutrientes necessários. “Também separe as partes impróprias para consumo, lave bem e bata as folhas ainda cruas. Depois disso é só acrescentar ao arroz na hora do cozimento”, explica Patrícia.

4 – Refogado: Uma das principais vantagens dos refogados é poder incluir uma gama de alimentos que só tendem a acrescentar benefício para seu plano alimentar ou simplesmente utilizar a tradicional dupla alho e cebola. “Higienize o brócolis e acrescente no refogado de alho, cebola e azeite e ir acrescentando água aos poucos até que cheguem a consistência desejada”, analisa a nutricionista.

5 – Empanado: Sim, a fritura também pode ser saudável. Que tal empanar o vegetal com sementes saudáveis e levá-lo ao forno? Assim como a couve flor, o brócolis também fica delicioso quando empanado. Após cozer o vegetal, separe algumas sementes de sua preferência, como chia e linhaça, por exemplo, misture-as. Passe o brócolis em clara de ovos e posteriormente nas sementes. Leve ao forno com um fio de azeite. Sirva e adicione outros acompanhamentos.

Por que consumir brócolis faz tão bem para a saúde?

Segundo a nutricionista, o brócolis é um alimento rico em diversas substâncias que nos proporcionam bem-estar e vitalidade. É possível encontrar em sua composição as fibras alimentares, vitamina C, proteínas e minerais como o ferro, magnésio, zinco e cálcio que ajudam a tornar o organismo saudável.

“O brócolis melhora a saúde do intestino, auxilia no controle da glicemia e colesterol, possui efeito cardioprotetor, garante uma boa formação do feto, aumenta a imunidade, previne o câncer, atua no tratamento de inflamações como artrite e gastrite e auxilia o funcionamento do cérebro”, finaliza a nutricionista.