Tipos de arroz verde: Brócolis, couve e espinafre! Veja as melhores preparações

Arroz. Um dos ingredientes mais presentes na culinária mundial, esse pequenino grão é uma fonte inesgotável de possibilidades gastronômicas! Seja em sua forma natural, em preparações como risotos, até mesmo o arroz doce, a versatilidade desse alimento traz sempre uma capacidade incrível para agregar sabores e nutrientes aos pratos. As versões de arroz verde, por exemplo, combinados aos mais diversos vergetais e folhas verdes escuras, também é uma das opções mais utilizadas no dia a dia. Descubra os principais benefícios desse tipo de preparação!

O arroz é uma fonte natural de carboidratos, por isso, ajuda a fornecer energia para o nosso organismo, além das proteínas, vitaminas e minerais fundamentais para o corpo funcionar de maneira correta e sadia. Assim, no arroz verde, quando acrescemos os vegetais ou as folhas, há também um enriquecimento de fibras e outros nutrientes ao grão. Segundo a nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood, para um bom arroz verde, você ainda ainda pode dar preferência ao tipo integral, que é mais saudável:

"No arroz verde, a presença de fibras garantem saciedade e auxiliam o organismo diminuindo a carga glicemica do alimento, além de diminuir também o valor calórico da preparação. Use preferencialmente o arroz integral ou acrescente cereais como quinua, linhaça entre outros para deixar o arroz ainda mais nutritivo. Já os vegetais verdes escuros são fontes de vitamina A , B, E e K, além de ácido fólico, potássio, ferro e cálcio. Todos esses nutrientes melhoram saúde da pele, cabelos, unhas e ossos além de proteger contra os radicais livres.", explica a profissional.

3 opções de arroz verde para sua alimentação saudável

1 - Arroz com couve: Ao acrescer folhas de couve ao seu arroz, você estará adicionando bons níveis de vitaminas A, B1, B2, B3, C e K que ajudam possuem propriedades antioxidades e anti-inflamatórias no nosso organismo. Além disso, elas são responsáveis por fortalecerem o nosso sistema imune, manter saudável o coração e beneficiar o ossos e dentes.

2 - Arroz com espinafre: Um dos líderes em nutrientes do grupo de vegetais verdes escuros, o espinafre possui uma grandeza nutricional incrível para agregar no seu arroz. Fonte de vitaminas, minerais e proteínas, ele é ideal para fortalecer os nossos ossos, é eficaz na prevenção do câncer, proporciona uma digestão saudável e auxilia na proteção macular.

3 - Arroz com brócolis: Utilize as folhas e as flores do brócolis na preparação do seu arroz. Isso trará mais benefícios do que você imagina! Inicialmente, o brócolis proporciona um sabor extremamente agradável ao tradicional prato, além das vantagens nutricionais como os minerais: cálcio, ferro, magnésio e zinco e a vitamina C, que ajudam no combate ao câncer, ajudam a reduzir a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico.

Como preparar o arroz verde?

Não há nenhum mistério ou preparação especial! Acrescentar o arroz verde nas suas refeições diárias é extremamente prático e fácil. Confira algumas recomendações da nutricionista:

"No preparo do arroz integral não precisa refogar, acrescente água fervendo e o vegetal de sua preferência e depois coloque o tempero no fim para manter as propriedades nutricionais do alho (alicina) que é cardioprotetor. Lembre-se também que a higienização dos vegetais é de extrema importância. Lavar bem e retirar as partes impróprias para consumo são cuidados necessários para cozinhar com segurança e qualidade", explica Patrícia Bertoni Brotherhood.

Você ainda pode acrescer sementes e oleaginosas como castanhas ou amêndoas nas preparações, que agregaram mais sabor e nutrientes à sua refeição.

*Patrícia Bertoni Brotherhood (CRN 101586) é nutricionista especializada em gestão de qualidade e segurança de alimentos e atua na prescrição de fitoterápicos e suplementação. Formada pela UNIRIO, a profissional disponibiliza suas redes sociais para contato e informações: Instagram

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em ferro, Alimentos ricos em fibras, Vitamina A, Vitamina C, Alimentos orgânicos, Alimentos ricos em cálcio, Carboidratos

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