Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Benefícios da couve-flor: entenda por que seu consumo é tão bom para a saúde
Guia Culinário 22/08/2018

Benefícios da couve-flor: entenda por que seu consumo é tão bom para a saúde

Grelhada, assada, cozida, à milanesa… Não há como negar que a couve-flor é um alimento muito versátil. Mas além de ser fácil inclui-la nas nossas refeições, o vegetal ainda é muito benéfico para a nossa saúde por contar com nutrientes que deixam o nosso corpo mais resistente e menos suscetível a doenças. Veja 5 motivos para consumi-lo com mais frequência:

Couve-flor evita o envelhecimento precoce e previne o câncer

Você sabia que a couve-flor é uma ótima fonte de vitamina C? Esse nutriente, além de ajudar na absorção de ferro pelo organismo, também é um ótimo antioxidante. Isso significa que não apenas deixa o corpo mais resistente a possíveis doenças como também combate o excesso de radicais livres no organismo. Esses, por sua vez, podem oxidar as nossas células, o que as torna mais velhas. A consequência você já pode até imaginar: o envelhecimento precoce. Além disso, ao acabar com esses agentes danosos ao nosso corpo os antioxidantes impedem o surgimento de doenças crônicas, como é o caso do câncer.

Reduz o colesterol e protege o coração

A couve-flor também é uma ótima aliada de quem está com o colesterol nas alturas, já que ajuda a reduzir as suas taxas graças às suas propriedades anti-inflamatórias, que por sua vez deixam o músculo cardíaco mais forte. Com isso, o vegetal impede o entupimento das artérias, evitando o surgimento de diversos problemas cardiovasculares – que podem, inclusive, ser fatais, como é o caso do infarto. Por isso, a couve-flor é sempre uma boa pedida para manter o coração saudável.

Couve-flor é um ingrediente detox

Se você ainda não conhece a alimentação detox saiba que o seu objetivo é eliminar substâncias inflamatórias através de comidas desintoxicantes. E um dos ingredientes mais comuns para quem aderiu a essa dieta é justamente a couve. A grande questão é que em geral as pessoas pensam logo na manteiga, a espécie mais popular, mas a couve-flor também é uma ótima pedida! Além de fazer o organismo se ver livre de agentes que poderiam causas doenças o vegetal ainda favorece a absorção de nutrientes essenciais para o nosso corpo.

Vegetal é rico em fibras

Uma alimentação pobre em fibras é rapidamente sentida pelo corpo. Isso porque elas são essenciais para regular o intestino, evitando tanto a prisão de ventre quanto a diarreia. Também garante uma melhor absorção de nutrientes que, caso contrário, seriam simplesmente eliminados. Por fim, as fibras dão saciedade, o que evita a compulsão alimentar.

Couve-flor é rica em vitaminas e minerais

Além da vitamina C, a couve-flor também é conhecida por ser fonte de complexo B, uma série de vitaminas que, juntas, ajudam no bom funcionamento do organismo. Além disso, é rica em potássio, magnésio e fósforo. Esses minerais ajudam, respectivamente, na contração muscular e transmissão nervosa, no tratamento à pressão alta e na formação do nosso DNA e RNA.