Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Aprenda a congelar legumes em apenas 3 passos e evite o desperdício na cozinha
Guia Culinário 27/09/2018

Aprenda a congelar legumes em apenas 3 passos e evite o desperdício na cozinha

Ricos em vitaminas, fibras e minerais, os legumes são indispensáveis na dieta de quem quer seguir uma alimentação saudável. No entanto, como nem sempre são preparados na quantidade certa, acabam desperdiçados porque muita gente não sabe o que fazer para que eles continuem em bom estado para a refeição do dia seguinte.

O segredo nesse caso é congelar devidamente os ingredientes para que eles continuem saborosos e com todos os seus nutrientes. Assim, além de evitar o desperdício, ainda é possível agilizar a rotina na cozinha de quem não tem muito tempo para cozinhar – já que dá para reservar apenas um dia para preparar os legumes para toda a semana. Gostou da ideia? Então veja o nosso passo a passo para saber o que fazer!

Passo 1: Lave bem os legumes

O primeiro cuidado que você precisa ter é higienizar muito bem os legumes que serão congelados! Nesse passo, para garantir que seja eliminado o máximo possível de resíduos de agrotóxicos, uma boa dica é utilizar uma escova com cerdas macias que seja própria para lavar vegetais – e vale lembrar que é preciso remover as cascas que não são comestíveis. Depois, é só cortar tudo de acordo com a sua preferência – como em cubos, rodelas ou tiras.

Passo 2: Faça o branqueamento para aumentar a duração e preservar os nutrientes dos legumes

No segundo passo, é a hora de fazer um truque para congelar os legumes sem erros – ou seja, de modo que sua cor, textura e nutrientes continuem intactos mesmo depois de alguns dias na geladeira. O segredo aqui é recorrer ao processo conhecido como branqueamento, que é feito da seguinte maneira:

– Coloque os legumes para ferver por entre 2 e 3 minutos;

– Feito isso, utilizando uma escumadeira, lave-os rapidamente em água potável;

– Depois, coloque os legumes dentro de um recipiente com água gelada e gelo até que não estejam mais quentes;

– Por fim, seque bem os legumes com um pano limpo para que eles não fiquem amolecidos com o excesso de água.

Passo 3: Embale

A etapa final consiste apenas em embalar os legumes. Para fazer isso, você pode usar um recipiente de plástico ou vidro – sem abrir mão da tampa para que eles fiquem devidamente protegidos durante o tempo que passarem na geladeira ou congelador. Se preferir, também pode usar sacos próprios para essa função. Pronto! Agora é só colocar no congelador e tirar quando quiser cozinhar o alimento.