Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Invista nas frutas: 6 benefícios do abacaxi para sua saúde
Guia Culinário 26/10/2015

Invista nas frutas: 6 benefícios do abacaxi para sua saúde

Vistosa e nutritiva fruta dos trópicos, o abacaxi é famoso por seu sabor doce e refrescante, que praticamente derrete na boca! Além de agradar os mais aguçados paladares e ser extremamente versátil para fins culinários, ela ajuda a equilibrar o funcionamento do corpo, dando mais ânimo e disposição para o dia a dia.

Uma das frutas mais consumidas do planeta, o abacaxi, não importa a época, é fácil de ser encontrado durante todo o ano, além de ser extremamente econômico. Dentre suas principais propriedades nutricionais, o seu consumo diário favorece a perda de medidas e desincha, pois ele atua no processo de retenção líquida, e seu efeito de melhora da flora intestinal, que favorece também o emagrecimento. Para ser ter uma média, uma fatia de 100 g de abacaxi tem apenas 52 kcal.

“O abacaxi contém vitamina C, vitamina A, magnésio e outras vitaminas e minerais importantes para o organismo, mas o seu diferencial está na presença de uma substância ativa chamada bromelina, que facilita a digestão e pode ajudar a reduzir inflamações associadas à artrite, além de diminuir a incidência de coágulos causadores de ataques cardíacos e derrames”, destaca a nutricionista Giovana Morbi, especializada em nutrição orgânica e ortomolecular.

Por ser rico nos mais diversos complexos vitamínicos e em sais minerais, essa fruta ainda ajuda a manter o corpo funcionando quase que a 100% de sua capacidade, dando energia e disposição que precisamos diariamente. Dentre esse grupo de nutrientes que merece destaque está o ferro, que mantém longe a anemia-uma das grandes causadoras do excesso de cansaço, a chamada fadiga.

Principais benefícios do abacaxi

– Fortalece os ossos do corpo;

– Reduz os níveis de colesterol e combate a hipertensão arterial;

– Auxilia no processo da digestão;

– É diurético. Excelente para quem retém muito líquido;

– Combate a anemia – devido à sua acidez, o abacaxi favorece a absorção do ferro;

– Ajuda a normalizar a flora intestinal e evita a prisão de ventre.