Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos detergentes: Descubra como combater o mau hálito pela alimentação
Guia Culinário 02/12/2015

Alimentos detergentes: Descubra como combater o mau hálito pela alimentação

As sensações de frescor e bom hálito são reconfortantes e, principalmente, sinônimos de um sorriso em dia. Contudo, para manter a melhor saúde bucal, é necessário muito mais do manter a higiene e visitar periodicamente o dentista: é preciso cuidar da alimentação! A ingestão de água e os alimentos denominados “detergentes” ajudam a facilitar o processo de digestão e limpeza da boca, eliminando bactérias que causam o mau odor.

O jejum prolongado, a má digestão, além do consumo de algumas comidas, principalmente industrializados, também são causas do mau hálito. Para solucionar esses problemas, os alimentos detergentes realizam a raspagem dos dentes, complementando a limpeza do local. A nutricionista Anete Mecenas, nos apresenta uma lista desses alimentos que ajudam nesse processo:

Alimentos detergentes que combatem o mau hálito

Maçã, cenoura, pepino e aipo – São classificados como alimentos detergentes, devido à porosidade e pela presença de fibras insolúveis que limpam os dentes, evitando a formação de placas bacterianas.

Chá de boldo, gengibre e hortelã – Esses alimentos também atuam na melhora do mau hálito por facilitarem a digestão e, consequentemente, a halitose associada a má digestão.

Suco de limão – O limão também é eficaz devido a sua ação adstringente e bactericida, eliminando bactérias presentes na boca e no sistema digestivo, quem impedem a formação das placas. A fruta ainda regula o funcionamento do intestino, responsável por produzir diversos gases que acabam eliminados pelas vias respiratórias.

Água – Beber bastante água durante o dia evita a halitose, pois estimula as glândulas salivares e ainda elimina resíduos de todo o nosso organismo. Para isso devemos ingerir no mínimo dois litros do líquido por dia.

Iogurte natural sem açúcar – O elevado nível de gás sulfídrico em nosso organismo é uma das causas mais comuns do mau hálito e o iogurte neutraliza a ação. “O iogurte sem açúcar reduz o nível de ácido sulfídrico e a presença das bactérias probióticas, como Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermiphilus, atuam como barreira protetora”, complementa a nutricionista Lidiane Gomes.

Como saber se o mau hálito é sinal de que a saúde da boca está comprometida?

De acordo com Lidiane, a pouca salivação, baixa ingestão de água, e o sangramento da gengiva e a sensação de sabor amargo são os primeiros indicadores de uma má saúde bucal: “O ideal é realizar uma boa higiene bucal após cada refeição e procurar ajuda de um profissional, dentista ou médico para acompanhamento, investigação e tratamento no caso da permanência do incômodo”, aconselha.