Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos de janeiro: Conheça as melhores frutas, legumes e verduras desse mês!
Guia Culinário 03/01/2017

Alimentos de janeiro: Conheça as melhores frutas, legumes e verduras desse mês!

Janeiro. O primeiro mês do ano se destaca pelos dias ensolarados e de forte calor, mas, também, por sua poderosa safra de alimentos tropicais do verão. Algumas frutas, legumes e verduras vivem seus melhores momentos, tanto em relação a sabor, como em nutrientes para a nossa saúde. Conheça alguns dos principais exemplos e seus benefícios!

Janeiro também é um mês que onde todo mundo quer economizar, por isso, nada melhor do que aproveitar a safra dos alimentos para comer bem gastando bem pouco. “Os alimentos da safra são mais nutritivos, pois foram colhidos no momento certo e, como estão em maior abundância no mercado, o valor do quilo tende a diminuir, o que traz satisfação aos consumidores que pagarão mais barato por um produto com boa qualidade” explica a nutricionista Daniella Chein.

Além disso, os alimentos da safra são livres de agrotóxico e outras toxinas que são prejudiciais ao nosso corpo, o sabor é mais natural, enfatizado e as cores são mais vivas! Investir na sua alimentação com alimentos do mês é uma forma de agradar o seu o corpo e seu bolso ao mesmo tempo. Veja os produtos de janeiro que a nutricionista separou!

9 alimentos do mês de Janeiro

1 – Mamão papaya: A fruta contém uma grande quantidade de minerais como riboflavina, cálcio, fósforo, ferro, potássio, vitamina C, vitamina E. “As enzimas digestivas presentes no mamão ajudam na digestão e inibe a constipação. Podemos utilizar o mamão para fazer salada de frutas, sucos, vitaminas e ate picolé com a polpa congelada, refrescando um pouco o verão super quente”, indica a nutricionista.

2 – Abacaxi: Contém uma boa dose de vitaminas e minerais, tais como a vitamina A, C e do complexo B. Além do zinco, magnésio, fósforo, cálcio, ferro e sódio. “O abacaxi é indicado principalmente nos dias quentes pois é uma fruta com teor de água alto”, analisa a Dra. Daniella.

3 – Laranja: Rica em fibras alimentares e vitamina C, a fruta ajuda na prevenção de infecções e ainda contém propriedades antioxidantes. “Ideal para o verão, pois dela fazemos sucos dos mais simples às mais variadas misturas”. ressalta a profissional.

4 – Abóbora: Rica em carboidratos e fibras alimentares, a abóbora também é uma boa fonte de vitamina A, B, C, E e K. Também podemos encontrar minerais, como ferro, o cálcio, magnésio, fósforo, manganês e zinco que agem em prol de um organismo saudável. “Ajuda a manter a circulação sanguinea estável, nos dias quentes é otimo para evitar a queda de pressão devido ao calor”, completa.

5 – Beterraba: Por ser rica em vitaminas B1 e B2, a beterraba protege o sistema nervoso, controla o colesterol e protege o coração. “Além disso, tem alto teor de fibras que reduzem a absorção de colesterol no intestino. É perfeita para saladas frias e até picolé, para refrescar a criançada e os adultos”, indica a nutricionista

6 – Abobrinha: Segundo a Dra. Daniella, é famosa em reduzir o peso e ainda aumentar o valor nutricional da dieta. “A abobrinha também ajuda a promover a saúde dos olhos e previne todas as doenças que ocorrem de deficiência de vitamina C, como o escorbuto, esclerose e hematomas. Ajuda a manter o organismo hidratado devido ao alto teor de água presente nela”, completa a profissional.

7 – Alface: Ideal para ser consumida a qualquer hora do dia, as folhas contém muita água e ajudam na hidratação do corpo. Além de ser rica em carboidratos, fibras e proteínas que ajudam a regular o trânsito intestinal. “Também é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, tais como vitamina A, B, C e K, e minerais como cálcio, magnésio, ferro, potássio e fósforo que completam os nutrientes necessários para uma alimentação saudável”, analisa.

8 – Cebolinha: Existem diversas vitaminas e minerais encontrados nas cebolinhas, dentre eles, destacamos a vitamina K, que não é facilmente encontrado em alimentos. “Essa vitamina é fundamental para manter a densidade mineral óssea e a integridade óssea”, destaca a nutricionista.

9 – Couve de Bruxelas: Rica em fitonutrientes, a couve é responsável por fortalecer o sistema imunológico e proteger contra diversas doenças, como o câncer, por exemplo. “É conhecida por ajudar na redução do colesterol através da ligação com os ácidos biliares que o fígado produz do colesterol para digerir gordura”, finaliza a profissional.