Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Adeus, desperdício! Veja infusões que aproveitam ingredientes prestes a vencer
Guia Culinário 21/08/2018

Adeus, desperdício! Veja infusões que aproveitam ingredientes prestes a vencer

Quem gosta de chá está acostumado a comprar os pacotinhos no mercado – afinal, é só colocar o saquinho na água quente e pronto! Mas por acaso você já cogitou fazer as suas próprias infusões em casa? Uma boa ideia é aproveitar aqueles alimentos que estão prestes a vencer ou que iriam para o lixo para preparar o chá ao invés de simplesmente jogar eles fora. Assim, você evita qualquer possível desperdício e ainda usufrui de todas as vantagens que essa bebida traz.

Infusão de gengibre é recomendada pela OMS

O gengibre é tão poderoso que a sua infusão é recomendada até pela OMS, a Organização Mundial da Saúde. Inclusive, o indicado é tomar três copos do líquido antes das refeições! Além de ajudar na digestão também alivia náuseas e dores de cólica, típicas do período menstrual. Por fim, para quem está doente ele também é uma ótima pedida, já que é rico em antioxidantes, que deixam o sistema imunológico mais forte.

Cravo alivia sintomas de estresse e de ansiedade

Comprou o cravo, viu que a validade está acabando e não sabe onde usá-lo? Que tal preparar uma infusão? Essa especiaria é conhecida pelas suas propriedades medicinais, deixando o organismo mais fortalecido e menos suscetível a doenças. Isso ocorre porque ele é rico nas vitaminas A, C e E e nos minerais ferro, potássio e fósforo, além de ter o antioxidante betacaroteno. Também é muito indicado para aliviar sintomas de estresse e ansiedade.

Hortelã possui ação digestiva e diurética

Tudo bem que é possível congelar a hortelã para evitar que ela estrague rápido, mas caso tenha sobrado pouca quantidade uma boa sugestão para evitar o desperdício é preparar uma infusão. Chás de hortelã são ótimos para aliviar dores graças à ação vasodilatadora das suas folhas. Elas também possuem efeito digestivo e diurético, ajudando o corpo a funcionar melhor.

Canela é considerada um expectorante natural

Sabe aqueles pauzinhos de canela que estão no fundo do seu armário e que você não pretende usar tão cedo? Hora de transformá-los em um ótimo chá. Considerado em expectorante natural, esse ingrediente ajuda a reduzir infecções nas vias respiratórias, o que o torna essencial para combater gripes e resfriados. Aliás, se esse for o objetivo, pode misturar o cravo – ou até mesmo gengibre – nessa infusão. Quanto mais ingredientes que vão te ajudar a ficar curado melhor.

Casca de limão possui efeito detox

Após retirar o suco do limão muita gente joga logo a casca fora, mas para evitar o desperdício a dica é, mais uma fez, preparar uma infusão com ela. Rica em vitamina C, a fruta é antioxidante, sendo mais um ingrediente muito usado no combate a doenças. Também possui efeito detox, o que significa que ajuda o organismo a se livrar de toxinas que podem ser maléficas ao organismo. Lembrando que o seu problema for o sabor amargo é permitido colocar açúcar na infusão, ok? Apenas dê preferência aos tipos mais saudáveis, como demerara, mascavo ou de coco. Ou então é só apostar outra vez na mistura de ingredientes para deixar esse chá mais poderoso contra as doenças.