Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Mascavo, demerara ou refinado: entenda as diferenças entre os tipos de açúcar
Guia Culinário 24/04/2018

Mascavo, demerara ou refinado: entenda as diferenças entre os tipos de açúcar

Ele adoça a nossa vida e é apreciado por pessoas do mundo todo. É difícil imaginar a nossa vida sem o açúcar, já que ele está presente tanto em pratos doces como salgados. Diabéticos, que não podem consumi-lo, procuram outras alternativas para continuar dando esse toque a mais em suas receitas, seja usando xilitol ou qualquer outro tipo de adoçante. A grande questão é que na hora de utilizar o açúcar no preparo de comidas e bebidas muita gente fica na dúvida: afinal, qual a diferença entre o mascavo, o demerara e o refinado? Embora o primeiro seja apontado como vilão e os outros como mocinhos, será que isso é realmente verdade?

As vantagens e desvantagens do consumo de açúcar

Antes é preciso entender como o açúcar age em nosso organismo e se o seu uso é realmente necessário. Isso porque ele está diretamente relacionado ao aumento de peso, e pode acabar gerando a diabetes quando é ingerido de forma excessiva. Ainda assim, seu lado positivo também deve ser levado em consideração. Afinal, ele é responsável pelo fornecimento de glicose, que por sua vez dá energia para as nossas células.

Além disso, ele pode produzir um efeito calmante no organismo, e é por isso que pessoas estressadas ou nervosas recorrem ao doce para se sentirem bem. Também não podemos nos esquecer que o açúcar é fonte de vitaminas do complexo B e rico em diversos minerais, como cálcio, potássio, ferro e fósforo. Portanto, seu consumo é ótimo para o nosso organismo, desde que isso seja feito com parcimônia. Ainda assim, essas vantagens podem ser maiores ou menores, dependendo do tipo de açúcar que é utilizado.

Açúcar refinado possui quantidade pequena de vitaminas e minerais

O tipo mais comum encontrado no Brasil é o refinado. Ele possui esse nome porque, após ser extraído da cana, passa por um processo de refinamento. É nesse momento que ele ganha a sua cor branca tão característica. Isso ocorre principalmente graças ao enxofre que é adicionado a ele. Lembrando que esse mineral é sim benéfico ao nosso corpo, ajudando a deixar pele e cabelo mais bonitos. O problema é que durante o refinamento ocorre também a adição de produtos químicos, que fazem com que as vitaminas e minerais presentes nesse ingrediente praticamente desapareçam. Isso o torna muito menos indicado para o consumo, já que não é tão nutritivo quanto poderia ser.

Açúcar demerara é nutritivo e não possui sabor forte

A grande dica para saber se o açúcar possui mais ou menos minerais é ver a sua cor. Isso porque quanto mais marrom menor foi o seu processo de refinamento. Portanto, ao ver o marrom claro do açúcar demerara já é possível saber que ele é mais benéfico ao nosso corpo que o refinado. Outra grande vantagem é que ele não possui um sabor característico muito forte, e por isso é usado no preparo de sucos e receitas de uma forma geral. Embora ele também passe por um processo de refinamento não são acrescentados produtos químicos, o que permite que seu valor nutricional permaneça alto.

Açúcar mascavo não passa pelo processo de refinamento, e por isso é muito mais saudável

Basta olhar a sua cor para saber que ele é muito benéfico para a saúde, já que é de um marrom bem escuro. Isso ocorre porque ele não passa por nenhum processo de refinamento, fazendo com que suas vitaminas e minerais fiquem intactas e sejam encontradas em grandes quantidades. Seu único ponto negativo é que possui um sabor muito característico, interferindo no resultado final do preparo de receitas. Ainda assim, muitas delas sugerem que o açúcar escolhido seja justamente o mascavo, o que é ótimo, já que seus benefícios são muito maiores que qualquer outro. Se você ficou em dúvida em relação a outros tipos de açúcar, saiba que a regra da cor pode ser aplicada a eles. O de coco, por exemplo, também é escuro, e por isso mais saudável que a maioria.