Achocolatado em pó: Quais são as melhores formas para consumir no dia a dia?

Tradição alimentar que atravessa gerações nas famílias brasileiras, começar o dia tomando um saboroso achocolatado é uma das formas mais práticas e deliciosas para iniciar as atividades cotidianas, não é mesmo? Seja consumida quente ou fria, a bebida apresenta variações incríveis para a nossa rotina, até mesmo fazendo parte de outras combinações gastronômicas. Veja algumas dicas de como utilizar esse produto da forma mais saudável possível!

Segundo a nutricionista Carine Rodrigues dos Santos, o achocolatado em pó possui momentos mais indicados para ser consumido normalmente. De acordo com a especialista, é importante não misturá-lo, por exemplo, às refeições principais:

"Geralmente o achocolatado em pó é consumido com leite, que é um alimento rico em cálcio, e para não interferir na biodisponibilidade de outros nutrientes, como o ferro, por exemplo, presente principalmente nas grandes refeições como almoço e jantar, o ideal seria ingeri-los em refeições como o café da manhã e lanches no meio da tarde", explica a profissional.

As versões light e diet: Quando optar por elas?

Para quem deseja emagrecer ou perder peso sem abrir mão do achocolatado em pó no dia a dia ou, principalmente, para pessoas diabéticas, que não podem consumir açúcar, mas que não resistem ao delicioso chocolate com leite, por exemplo, as versões light e diet são boas alternativas para consumo, como explica a nutricionista Carine Rodrigues:

"A versão light tem uma redução de calorias, quando comparado ao produto tradicional, devido a substituição parcial do açúcar por edulcorantes (adoçantes) e/ou substituição do leite integral pelo leite desnatado. Já a versão diet, tem a substituição total do açúcar por esses edulcorantes. Os produtos diets são indicados para pessoas que possuem restrição do consumo de sacarose", enfatiza a especialista.

Versátil e saboroso: O achocolatado em pó pode fazer parte de outras composições gastronômicas?

Não só no café da manhã, brunch ou no lanche da tarde, o achocolatado em pó é um bom ingrediente para as mais diversas composições e harmonizações de receitas. Seja em um cookie, os famosos biscoitinhos que as crianças adoram, em um mousse de chocolate na sobremesa, em bolos, tortas e, até mesmo num refrescante sacolé no verão, o ingrediente é responsável por proporcionar muito sabor e energia.

Achocolatado em pó: O consumo deve ser feito com moderação

Ainda que seja extremamente saboroso e as versões menos calóricas sejam mais indicadas para serem consumidas, a Dra. Carine ressalta que o consumo excessivo pode acarretar algumas complicações na saúde, dentre eles à temida obesidade infantil:

"Os achocolatados pertencem ao grupo de alimentos "doces e açúcares", por possuírem cerca de 70% de açúcar em sua composição, e a recomendação de consumo desse grupo é de 1 porção (100 Kcal) ao dia. Uma vez que o consumo excessivo de açúcar está associado a obesidade e doenças crônicas não-transmissíveis", finaliza a nutricionista.

Ver mais: Alimentação saudável, Bebidas, Receitas light em calorias, Principais matérias

Últimas matérias