Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Funcho: para que serve? Confira 8 benefícios dessa planta para a saúde
Guia Culinário 31/01/2023

Funcho: para que serve? Confira 8 benefícios dessa planta para a saúde

Funcho e erva-doce é a mesma coisa? Muita gente se confunde, mas elas não são iguais! Essa confusão acontece principalmente por conta do sabor, já que as duas ervas possuem um gostinho bem semelhante, mas as propriedades, os benefícios e até mesmo a aparência são completamente diferentes. Você sabe para que serve o chá de funcho? Tire suas dúvidas na matéria a seguir!

Mas afinal, o que é funcho?

O funcho é uma planta silvestre nativa da Europa e no norte da África, extremamente aromática e muito usada pelas indústrias farmacêuticas e cosméticas. Ela se destaca por conta de suas flores amarelas, que podem ser usadas em receitas culinárias e medicinais, assim como o talo e as folhas.

Esse formato é uma das coisas que a diferencia da erva-doce. Esta, por sua vez, tem as flores brancas, folhas largas e os frutos são arredondados e pequenos, enquanto o funcho tem folhas mais finas e suas sementes são maiores e mais alongadas.

Funcho: benefícios e mais dicas!

O consumo de funcho é muito indicado para quem sofre com problemas intestinais, porque ele é muito benéfico para a digestão e dores abdominais. Além disso, o funcho também tem propriedades antioxidantes, calmantes e anti-inflamatórias. Assim, os seus principais benefícios são:

1 – Alivia as cólicas intestinais e também da menstruação;
2 – Alivia as dores no estômago, refluxos e azia;
3 – Combate gases, enjoos e vômitos;
4 – Previne gripes, resfriados e alergias respiratórias;
5 – Desintoxica e proteger o fígado;
6 – Controla pressão alta;
7 – Melhora a ansiedade e diminui os sintomas da TPM;
8 – Previne as doenças cardiovasculares.

Chá de funcho é bom para que?

O funcho pode ser consumido de diferentes maneiras e em diferentes receitas. Suas sementes, por exemplo, podem ser usadas na preparação de pratos doces e salgados, como bolos e biscoitos. As plantas, por sua vez, são muito utilizadas em receitas com carnes e peixes. Além disso, dá para consumir o funcho como chá ou óleo essencial.

O chá de funcho, que é uma das suas preparações caseiras mais comuns, é muito bom após as refeições, pois melhora a digestão e previne a sensação de barriga estufada. Consumir o chá antes de dormir também acalma e ajuda a ter um boa noite de sono. O chá de funcho também alivia sintomas de gastrite e atua na redução do mau hálito provocado por problemas estomacais.

Saiba como preparar o chá de funcho

Se você nunca consumiu o chá de funcho e ficou com vontade de experimentar, saiba que o preparo é muito simples. Basta utilizar 1 colher de sementes de funcho ou as folhas da planta trituradas e colocá-las em uma xícara de água fervente. Tampe e espere de 12 a 15 minutos para fazer a infusão. Depois, coe para retirar os resíduos do alimento e está pronto para beber.

Para te dar mais praticidade na rotina, você pode consumir o chá verde com funcho rosa e jasmim, de Taeq, que já vem na medida certa para você saborear a bebida. Vale reforçar que o indicado é tomar de 2 a 3 vezes ao dia, principalmente se estiver sentindo algum desconforto intestinal. No entanto, não deixe de procurar um médico ou nutricionista.