Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Banho de floresta: A cura pelo contato com a natureza! Conheça essa prática
Movimente-se 28/11/2016

Banho de floresta: A cura pelo contato com a natureza! Conheça essa prática

Com certeza você já ouviu falar em banho de mar, de rio, de chuva, sol e, até mesmo, de lua, não é? Mas… e banho de floresta? Você conhece? Estar próximo à natureza, respirar ar puro e bucólico, ouvir o canto dos pássaros… Tudo isso traz mais benefícios do que podemos imaginar! A prática, oriunda da cultura japonesa, tem como intuito promover a cura e o bem-estar através do contato com as plantas. Entenda mais como esse hábito (“lifestyle”) melhora consideravelmente a nossa qualidade de vida.

Caminhar próximo às árvores e sentir a brisa bater no rosto tem sua eficiência comprovada em uma pesquisa japonesa realizada pelo Centro de Meio Ambiente, Saúde e Ciências de Campo, da Universidade de Chiba. Os estudantes analisaram os níveis da pressão arterial, frequência cardíaca e do cortisol (hormônio do estresse) de pessoas que passaram 30 minutos do dia na cidade e compararam com os indivíduos que puderam passar esse mesmo tempo na floresta:

“Ambientes florestais promovem menores concentrações de cortisol, menor frequência cardíaca, pressão arterial, maior atividade do nervo parassimpático e a atividade do nervo inferior simpático do que ambientes da cidade“, divulgou o estudo concluindo os benefícios da natureza para a nossa saúde.

O banho de floresta e seus benefícios para a saúde

Segundo a naturóloga Gabriela Jaccoud, a ideia do banho de floresta não é exatamente realizar uma atividade física de impacto visando o emagrecimento ou fortalecimento dos músculos, mas uma atividade relaxante para desfrutar os benefícios da natureza. Veja outras dúvidas que a naturóloga esclarece sobre essa prática:

– Por que caminhar próximo à natureza pode trazer benefícios para a nossa saúde?

“Os praticantes do Forest Bathing fazem uma caminhada leve para explorar sensorialmente a natureza e desfrutar de suas vantagens: pausa no contato com ruídos estressantes (que dá lugar a sons suaves), inalação de ar puro, interação com o verde e demais elementos da natureza. Um aspecto interessante é o de que o aroma das florestas é algo mais do que simplesmente um estímulo fresco e agradável ao olfato. As moléculas voláteis liberadas por algumas plantas constituem os chamados óleos essenciais, que apresentam ação benéfica à nossa saúde.

Estudos apontam que, a partir da inalação destas substâncias podemos obter (dentre outros benefícios) melhorias associadas às respostas do sistema imunológico. Além disso, esta imersão na floresta, já foi comprovado cientificamente, é capaz de desacelerar o sistema simpático, aquele responsável por reações de “luta ou fuga” e ligado ao mecanismo do estresse. Este fato traz consigo não somente ganhos associados ao bem-estar, como uma série de benefícios fisiológicos”

– Quais são as melhoras do nosso corpo com a prática?

“Redução de batimentos cardíacos, da pressão arterial, da atividade do nervo simpático e melhoria da atividade do nervo parassimpático, melhora o humor, aumento nos níveis de energia e disposição, aceleração dos processos de recuperação de doenças, clareza mental e melhora na capacidade de focar, aumento da atividade das células de defesa do organismo”

– Qual é o tempo ideal e a frequência?

“Após 30 minutos de exposição à natureza, já há redução do estresse, batimentos cardíacos e pressão arterial, o que sugere que não necessitamos de muito tempo para obter alguns benefícios do Forest Bathing. No entanto, a regularidade neste contato com a floresta é um fator importante no que se refere a melhorias imunológicas, estados de ânimo estabilizados e bem-estar geral, que começam a ser percebidos após a terceira semana. Frequências semanais são comumente adotadas por grupos que se associam para a realização da prática”, finaliza a naturóloga.