Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Turismo gastronômico: 5 destinos na América do Sul para se comer bem
Guia Culinário 26/01/2017

Turismo gastronômico: 5 destinos na América do Sul para se comer bem

Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru… Que tal conhecer a América do Sul em sua próxima viagem? Além de lugares incríveis, natureza exuberante, novas culturas e pessoas, o continente também é muito requisitado pela sua culinária típica, repleta de sabores peculiares e temperos exóticos! Interessou? Então é hora de preparar as malas e colocar o pé na estrada em busca de uma gastronomia rica e surpreendente!

Praias, ilhas, cidades históricas e até deserto, o continente da América do Sul tem opções de sobra para quem ama viajar. Já os turistas que buscam ampliar os conhecimentos gastronômicos e saborear receitas típicas, alguns dos países da região também estão entre os mais procurados do mundo. O chef de cozinha, Pedro Aguiar, indica alguns lugares que não podem ficar de fora da sua lista quando o assunto é turismo gastronômico:

“A grande diversidade que deu origem a essa culinária maravilhosa da América do Sul começou desde a colonização que juntou-se aos hábitos e preferências indígenas que já habitavam as regiões. Em primeiríssimo lugar vamos falar do Brasil, que por ser o pioneiro nas diversidades culturais, já se destaca como as melhores comidas”, explica o profissional, citando, abaixo os países mais procurados:

5 países para comer bem na América do Sul

1 – Brasil: Da região norte às cidades do sul (como Florianópolis), o país apresenta sua gastronomia originária das influências imigrantes. Desde o consumo de pescados, frutos do mar, frutas exóticas, churrasco e feijoada, até o pão de queijo mineiro, são marcantes nos melhores restaurantes das cidades. E por ser um país de misturas, além da fantástica comida local, há uma culinária internacional muito abrangente.

2 – Chile: É um país que além de produzir excelentes vinhos, também se destaca por possuir uma qualidade incrível de frutos do mar e peixes, graças às extensas costas marítimas. O Chile também possui uma forte influência da culinária espanhola e é um grande produtor de milho, sendo o alimento muito presente nas receitas locais.

3 – Peru: Possui uma culinária marcante, cada vez mais aclamada no mundo. Assim como o Brasil, tem grandes influências imigrantes. “O que o torna essa maravilha de fusão gastronômica. Os restaurantes peruanos são super marcados ao redor do mundo servindo sua mistura de sabores e o tradicionalíssimo ceviche, que em cada lugar já passa por suas diversas adaptações sem fugir do tradicional”, indica o profissional.

4 – Argentina: Nossos “hermanos” possuem uma diversidade e uma admirável qualidade na carne, além de ser um grande produtor de vinho. O país também é conhecido pelas suas famosas empanadas, doces de leite e o delicioso alfajor. Buenos Aires, por exemplo, possui ótimos e renomados restaurantes a cada esquina.

5 – Colômbia: A sua localização favorece as variedades gastronômicas que passam por influências do Pacífico, Atläntico e Amazônia. Um país pequeno com muitos pratos típicos deliciosos. Arroz de coco, patacones, arepas e diversos outros pratos mundialmente conhecidos. “Amo a culinária Colombiana, por também ser super diversificada”, finaliza o chef.