Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Tomate e manjericão: por que essa combinação é tão boa para a nossa saúde?
Guia Culinário 21/09/2018

Tomate e manjericão: por que essa combinação é tão boa para a nossa saúde?

Várias receitas apostam na dupla tomate e manjericão para ganharem um gostinho a mais! Mas você sabia que, além da mistura de sabores que dá supercerto, essa combinação clássica também tem a vantagem de entregar diversos benefícios para a saúde? Isso se deve ao fato de os dois ingredientes contarem com nutrientes importantes para o organismo – que, juntos, somam os seus benefícios. Saiba mais detalhes sobre o assunto:

Tomate ajuda a combater doenças graças à presença de licopeno

Além de ser um dos ingredientes mais versáteis para criar diferentes receitas, o tomate também é indispensável no cardápio de quem segue uma alimentação saudável por ser considerado um superalimento. Isso porque ele conta com nutrientes que entregam benefícios específicos para a saúde – como as vitaminas e os minerais.

Uma de suas vantagens, por exemplo, é ajudar a evitar doenças cardiovasculares por ser rico em vitamina C e licopeno, duas substâncias com poder antioxidante que fazem bem para o coração por ajudarem a controlar os níveis de colesterol no sangue. O licopeno, que também é o responsável pela cor vermelha da fruta, também funciona como um aliado na prevenção ao mal de Alzheimer por combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce do organismo.

E não é só isso: o consumo de tomate também ajuda a controlar o diabetes pela presença do mineral cromo na composição, melhora a saúde dos ossos por ter minerais como o cálcio e o potássio e ainda fortalece os cabelos graças à presença da vitamina A.

Manjericão tem efeito calmante e promove a melhora do sistema digestivo

Agora que você já entendeu o que o tomate consegue fazer para a saúde sozinho, vale conhecer os benefícios do manjericão para ver mais motivos para apostar nessa combinação. Muito usado em molhos e temperos, seus benefícios vão muito além de um sabor inconfundível: ele também é indicado para a dieta por ter fibras, vitaminas e minerais.

Por causa desses componentes, o ingrediente vem acompanhado de várias vantagens! Uma delas é o aumento da sensação de saciedade – o que é ótimo para quem está em uma dieta para perder peso – e a melhora no funcionamento do intestino. Além disso, também conta com poder anti-inflamatório e propriedade analgésica, combate o cansaço corporal, ativa a defesa do corpo por atuar no sistema imunológico e ainda conta com efeito calmante.

Aqueça o tomate e deixe o manjericão sem cozinhar para preservar melhor os nutrientes de cada um

Embora funcionem muito bem juntos, o modo de preparo dos dois ingredientes deve ser diferente para que seus nutrientes sejam devidamente preservados. O licopeno presente no tomate é melhor absorvido pelo organismo depois de ficar em altas temperaturas. Por isso, na hora de preparar suas receitas, o ideal é aquecer a fruta.

Já no caso do manjericão, o melhor é não cozinhar o alimento e deixar para acrescentá-lo somente na hora de servir o prato para que nenhum nutriente importante seja perdido. Acredite: dessa forma a combinação de dos ingredientes ficará muito mais saborosa e nutritiva.