Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 19/11/2019

Teanina: para que serve esse composto encontrado em vegetais e fungos

Quando se trata de cuidar da saúde do sistema nervoso central, a teanina (aminoácido presente em plantas e fungos) pode ser bem útil, sabia? Só que muita gente ainda desconhece os benefícios dessa substância. Então, para que você saiba mais sobre a teanina, nós fizemos uma lista com suas funções e em quais alimentos você pode encontrá-la. Continue lendo para saber mais!

Teanina é encontrada principalmente na planta Camellia sinensis (chá verde)

A L-teanina é um tipo de aminoácido encontrado principalmente na planta Camellia sinensis (conhecida por preparar o chá-verde). O grande diferencial dessa substância é a sua atuação calmante e sedativa, funcionando como relaxante natural. Por conta disso, inclusive, a teanina é muito usada no tratamento de problemas como ansiedade, insônia e depressão – pois também aumenta os níveis de serotonina (“hormônio do bem-estar”) no organismo.

Além de ser encontrada nas plantas do gênero Camellia (que também podem produzir chá branco e preto, por exemplo), a L-teanina também está disponível em alguns fungos – em especial, nos cogumelos. Para incluir esse aminoácido ao dia a dia de alimentação, uma boa dica é preparar mais receitas com cogumelos, como risotos, massas, saladas, quiches e refogados. Além disso, crie o hábito de tomar chá toda noite, o que ajuda a manter a mente mais tranquila.

Substância auxilia no funcionamento do cérebro

Muita gente não sabe, mas a teanina auxilia diretamente no funcionamento do cérebro. Isso porque ela é uma substância psicoativa – isto é, age no sistema nervoso central, alterando o humor e algumas percepções. Ela consegue atravessar a barreira hematoencefálica (que protege o sistema nervoso central), garantindo uma sensação de bem-estar e tranquilidade. Interessante, né?

Além disso, muitos estudos comprovam que esse aminoácido – além de trazer relaxamento – ajuda a melhorar a memória, cognição, concentração e o funcionamento do cérebro de uma forma geral.

Teanina ajuda a aumentar os níveis de dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados ao prazer

Para inibir sensações de tristeza, desânimo e cansaço mental, é muito importante manter os níveis de serotonina e dopamina (neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e felicidade) mais elevados. A boa notícia é que a teanina ajuda muito nesse quesito! Estudos apontam que ela consegue aumentar de forma discreta os níveis desses neurotransmissores, o que ajuda a manter um estado de equilíbrio emocional a longo prazo.

Aminoácido também protege o fígado contra o álcool

Outro ponto interessante da teanina é que ela consegue proteger o fígado contra a ação das bebidas alcoólicas. Isso porque ela acelera o metabolismo do álcool e ajuda na recuperação dos antioxidantes do fígado – ou seja, consegue reduzir os riscos de doenças e lesões hepáticas.