Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chá verde com frutas: Saiba como combinar a sua bebida
Taeq Descomplica 19/05/2017

Chá verde com frutas: Saiba como combinar a sua bebida

Sem mesmice! É hora de tornar a sua alimentação saudável mais diversificada e saborosa: descubra o chá verde com frutas. A bebida tornou-se uma fiel companheira de quem deseja perder peso e garantir uma boa saúde. Por isso, se quer inovar no consumo sem atrapalhar a rotina, descubra como é fácil combinar a bebida com as mais diversas frutas! Veja os benefícios dessa união e as melhores frutas para incrementar!

Chá com frutas ou “suchá”, como também ficou conhecido popularmente, é uma alternativa refrescante para manter a forma, acrescentar mais nutrientes no seu dia e proporcionar novos sabores. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, a bebida é prática e mantém os benefícios já presentes no chá:

“O chá verde contém altos poderes antioxidantes e termogênicos, ou seja, acelera o metabolismo favorecendo a queima de gordura, controla o colesterol, melhora o humor, entre outras milhares de funções. Combinado com frutas é o chamado “suchá”, para aquelas pessoas que não toleram muito o seu sabor amargo, já que chás não devem ser adoçados”, explica a nutricionista.

5 Melhores combinações de frutas

1 – Chá verde com limão: Uma das combinações mais tradicionais, o limão é uma combinação ímpar para a bebida. A fruta traz refrescância e muitos nutrientes, tais como a vitamina C, responsável por dar um “up” no sistema imunológico, prevenindo gripes e resfriados. O limão ainda possui efeito desintoxicante, atuando na eliminação das toxinas do nosso organismo.

2 – Chá verde com maçã e canela: A dupla também irá tornar a bebida mais saborosa, nutritiva e saudável. A maçã é rica em antioxidantes, responsáveis por combater as ações dos radicais livres no organismo e prevenindo o envelhecimento precoce das células. A canela estimula a produção de insulina, diminuindo os riscos de diabetes e ajuda a regular o intestino.

3 – Chá verde com frutas vermelhas: Essas frutas são conhecidas pela alta concentração de poderosos agentes antioxidantes que desenvolvem um importante papel nas funções cerebrais, melhorando a memória e a capacidade de concentração, além de favorecer o sistema imunológico e beneficiar a visão.

4 – Chá verde com abacaxi: Essa combinação é ideal para quem deseja perder uns indesejáveis quilinhos. Juntos, eles turbinam a nossa saúde, diminuem a retenção de líquido, ajudam a eliminar as gorduras e atuam proporcionando uma boa digestão.

5 – Chá verde com melancia: Com grandes propriedades antioxidantes, a bebida é saudável e extremamente saborosa. Possui ação diurética, ajudando a combater cálculos renais e outros problemas nos rins, melhora o funcionamento do metabolismo, previne a hipertensão e combate os sinais de envelhecimento, conferindo pele e cabelos saudáveis.

Modo de preparo – O “suchá” consiste na substituição da água pelo chá verde, portanto, prepare o chá e deixe-o esfriar. Escolha a fruta de sua preferência e bata no liquidificador junto ao chá. Adicione gelo e outras hortaliças de sua preferência, como o gengibre, hortelã e alecrim, por exemplo. Sirva bem gelado!

Recomendações e restrições de consumo

Gostoso, saudável e versátil, o chá verde pode compor o café da manhã, lanche da tarde ou servir após a última refeição do dia. Entretanto, grupos de pessoas com gastrite, pressão alta e hipotireoidismo não devem consumir o chá verde. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, o ideal para um adulto saudável é uma ou duas xícaras por dia, sem dispensar uma visita ao profissional: “Deve ser visto melhor por um nutricionista de acordo com sua individualidade bioquímica e plano alimentar”, finaliza.