Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Sopa detox para o emagrecimento saudável: Veja 4 receitas práticas para preparar
Guia Culinário 14/08/2017

Sopa detox para o emagrecimento saudável: Veja 4 receitas práticas para preparar

Além dos saborosos sucos naturais, a alimentação detox possui um cardápio farto de possibilidades para a limpeza do nosso organismo. Agora, a bola da vez são as sopas detox, compostas por frutas, legumes, verduras, grãos e sementes, além das mais diversas especiarias. Elas promovem prazer, bem-estar, saciedade e incríveis benefícios para a saúde.

Independente do dia, da hora ou do clima, uma sopinha sempre cai muito bem. O alimento, um dos mais versáteis da culinária, consegue se adaptar aos diferentes paladares, com sabores, tipos e versões funcionais para cada gosto e necessidade. As sopas detox, servem, no caso, para dietas voltadas à desintoxicação do organismo, promovendo, dentre outros benefícios, o emagrecimento saudável e natural do corpo.

“As sopas detox melhoram o funcionamento do sistema digestivo e imunológico, diminuem a retenção de líquidos, aumentam a hidratação da pele, eliminam toxinas, fornecem nutrientes que aceleram o metabolismo e o melhor funcionamento do organismo”, destaca a nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood

Confira, abaixo, 4 receitas práticas, nutritivas deliciosas, de sopas detox, que a nutricionista Patrícia Bertoni preparou para a gente!

4 receitas práticas de sopas detox para favorecer o seu emagrecimento saudável

1 – Sopa Detox Verde

Ingredientes:

– ½ maço de acelga;

½ maço de escarola;

– ½ maço de espinafre;

– ½ maço de salsa;

– ½ talo de salsão;

– ½ abóbora japonesa;

– 1 chuchu;

– 1 beterraba;

– 1 abobrinha;

– 1 dente de alho picado;

– 1 colher de chá de azeite extravirgem;

– 1 litro de água;

– 2 colheres de chá de sal;

– Pimenta do reino a gosto;

Modo de preparo: Em uma panela coloque o azeite e refogue o alho picado. Coloque 1 litro de água e deixe ferver, em seguida adicione todos os ingredientes e misture bem. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo médio. Quando os legumes estiverem macios desligue o fogo e adicione o sal e a pimenta do reino. Espere a sopa amornar e bata tudo no liquidificador e sirva polvilhando orégano e alecrim a gosto.

2 – Sopa Detox

Ingredientes:

– 2 dentes de alho amassados;

– 1 pimentão verde cortado em fatias;

– 1 alho poró;

– 1 talo de aipo picado com salsinha;

– 1 cenoura cortada em pedaços;

– 1 tomate picado sem casca e sem semente;

– 2 maços de couve cortados em fatias;

– 1 pepino picado;

– 1 folha de louro;

– Pimenta e sal a gosto;

Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes na panela, misture bem e deixe cozinhar até ficar no ponto al dente. Depois remova o louro e bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva com algumas gotinhas de limão.

3 – Sopa detox de cenoura com laranja e cardamomo

Ingredientes:

– 3 cenouras

– 2 laranjas

– 1 dente de alho

– 2 cardamomos

– Azeite e sal a gosto

Modo de preparo: Corte a cenoura e coloque para cozinhar em meio litro de água por 30 minutos. Espere esfriar, enquanto isso isso, extraia o suco de duas laranjas. Coe e reserve. Doure o alho em uma frigideira com azeite. Coloque em um liquidificador a cenoura cozida, o suco da laranja e 2 cardamomos. Bata até ficar com uma textura cremosa e sirva.

4 – Sopa de abóbora com gengibre

Ingredientes:

– ½ abóbora japonesa

– 5cm de gengibre (pedaço)

– 1 cebola

– 3 dentes de alho

– 3 talos de capim-santo ou salsão

– 1 ½ litro de água

– Sal e pimenta-do-reino (a gosto)

– Azeite (a gosto)

Modo de preparo: Lave bem a metade da abóbora sob água corrente. Em uma panela, coloque duas xícaras de água, a abóbora e leve para o fogo médio. Deixe cozinhar por 10 minutos: isso fará com que a casca saia facilmente. Enquanto isso, lave e fatie o gengibre, sem descascar. Descasque o alho e a cebola. Corte a cebola em quatro partes. Transfira a abóbora pré-cozida para uma tábua e, com o descascador de legumes, retire a casca.

Deixe reservada a panela e a água que cozinhou a abóbora, pois você irá reutilizar. Corte a abóbora em cubos e volte à panela com água. Reúna o gengibre, o alho, a cebola, o capim-santo e o restante da água. Leve ao fogo médio e, assim que começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos.

Retire os talos de capim-santo e transfira o cozido para um liquidificador. Se não couber tudo, bata em etapas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Volte a sopa para a panela deixe ferver e acerte o sal e pimenta se necessário, depois é só servir!

Produtos relacionados