Saúde no copo: Veja 5 combinações de sucos que vão muito além do sabor!

Quando falamos em combinações de alimentos, os sucos são as melhores fontes de harmonizações em relação às bebidas. Sempre muito leve e saborosa, a mistura de frutas, verduras e legumes pontecializam nutrientes e beneficiam o corpo como um todo, promovendo a mais deliciosa sensação de refrescância e bem-estar, principalmente em épocas de calor intenso.

Nossa alimentação precisa se adequar às necessidades do organismo para diminuir a temperatura corporal e repor água e nutrientes de uma só vez. Beber um copo de suco pode, além de propiciar um momento de alívio do estresse diário, devolver ao corpo tudo que ele precisa para continuar a funcionar em sua plenitude. Segundo a nutricionista Mariana Granito, os sucos combinados são alternativas completas que fazem "milagres" por nossa saúde:

"Na verdade, combinar frutas é uma excelente opção! De uma só vez você ingere nutrientes diferentes que combinados nutrem o organismo e, como consequência, temos uma melhora nas nossas respostas orgânicas, desde unhas e pele mais bonitas até auxilio no emagrecimento. E a combinação funciona como a salada: quanto mais colorido, melhor! Ou seja, combinar diferente frutas de diferentes cores da um 'up' no seu suco e na sua saúde".

A partir disso, selecionamos alguns dos sucos mais tradicionais que, além do sabor surpreendente, tem incrível contribuição para nossa saúde e bem-estar. Veja!

Principais combinações para sucos naturais

  • Acerola e laranja

Esse suco traz inúmeros benefícios, principalmente para a pele. As frutas são riquíssimas em vitamina C, potente estimulador da produção de colágeno, que mantém a pele jovial, além da saúde dos ossos. Fora isso, o aporte de vitamina C aumenta a imunidade e os antioxidantes atuam na prevenção de doenças cardíacas e cânceres. Outros componentes do suco ainda ajudam a reduzir o nível de açúcar no sangue e a absorver a gordura!

  • Laranja, beterraba e cenoura

Esse suco tem praticamente os mesmos benefícios da laranja com acerola, mas a beterraba, principalmente, dá um "up" nesta combinação. Ela é repleta de fibras e vitaminas, possui muito ferro, e que, junto à vitamina C da laranja, é bem melhor absorvido e ajuda a tratar e prevenir doenças como a anemia.

  • Abacaxi e hortelã

É um dos sucos mais pedidos! Além de refrescante, ele dá uma forcinha na digestão graças às propriedades digestivas dos dois alimentos. O abacaxi traz para o suco antioxidantes que ajudam no controle do colesterol e no emagrecimento. As vitaminas A, C e B1, juntamente com sais minerais como ferro, cálcio e fósforo, que reforçam a imunidade e, somados à bromelina da fruta (substância que ajuda a eliminar o muco do organismo), combatem problemas respiratórios como a bronquite e a asma.

  • Morango, framboesa e amora

Também conhecido como "suco de frutas vermelhas", ele é rico em antioxidantes, componentes que estimulam o sistema imunológico e fazem muito bem ao sistema circulatório. Outro nutriente encontrado na bebida é o ácido elágico, que previne ação de radicais livres que podem causar doenças degenerativas e câncer. As vitaminas e minerais das frutas ainda ajudam a combater o envelhecimento da pele.

  • Morango e laranja ou limão

Essa combinação traz propriedades alcalinas que equilibram o pH do sangue. As fibras solúveis contidas nessa receita ajudam na digestão e também regulam a absorção de açúcares.

Como enriquecer a sua receita favorita?

Quanto mais colorida for a combinação, maior será a variedade de nutrientes encontrada no suco. Desta maneira, podemos acrescentar, às receitas tradicionais, ingredientes novos que complementem ainda mais os seus benefícios, como explica a nutricionista Daniella Chein:

"Podemos acrescentar aos sucos outros alimentos que, além de conferirem um sabor bem agradável, irão contribuir para nossa saúde através dos seus princípios nutricionais. Por exemplo, podemos acrescentar: couve, linhaça, maçã, chia, pepino, aipo, salsa, etc. Entre eles, vale destacar a chia, que é conhecida como a semente que elimina gordura; a linhaça, que segundo alguns estudos afirmam, pode ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis, e a couve, que estimula o organismo a limpar o corpo de substâncias tóxicas".

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

Ver mais: Alimentação saudável, Bebidas, Alimentos ricos em fibras, Vitamina C, Principais matérias

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