Sem estresse: Conheça 5 alimentos relaxantes que deixarão a sua vida mais calma!

Mais um ano começa e os velhos problemas continuam? Muita calma nessa hora, é preciso relaxar! Além de hábitos de vida mais saudáveis, evitar o estresse também pode passar por uma revigorada na alimentação. Alguns alimentos, através de suas composições nutricionais, são verdadeiros aliados ao relaxamento do corpo e da mente, promovendo muito mais saciedade e bem-estar!

De acordo com a nutricionista Luana Vasconcelos, especializada em Nutrição Clínica Funcional, Esportiva e Fitoterapia, primeiro, é importante avaliar as causas das excessivas irritações para que se tenha uma noção mais precisa de como a alimentaçãopoderá interferir no processo de relaxamento, já que uma má alimentação também pode ser o motivo do estresse:

"Os alimentos que auxiliam no relaxamento são importantes para a sensação de bem-estar, porém, é importante avaliar se o contrário também não está acontecendo. Por exemplo, os alimentos com grandes quantidades de corantes, alguns tipos de adoçantes, realçadores de sabor e açúcar podem gerar uma agitação das células nervosas e nos deixar mais irritados, hiperativos, desconcentrados... Assim como alimentos mal tolerados por nosso sistema digestivo também podem gerar processo inflamatório intestinal", destacou a profissional enfatizando a importância de cuidar do intestino para aliviar o estresse:

"O intestino tem uma grande ligação com o cérebro então, consequentemente, algum alimento que possa fazer mal ao intestino também poderá fazer mal para o cérebro. Por isso o intestino é chamado por muitos especialistas como o segundo cérebro do nosso corpo", destaca Luana, nos apresentado, abaixo, uma lista com opções de alimentos que ajudam a manter a calma no dia a dia. Veja!

Alimentos com efeitos calmantes


1) Ervas (fitoterápicos): São comumente utilizadas em infusões (chás) ou em sucos ("suchá") e têm ações sedativas no sistema nervoso central, nos deixando mais calmos, relaxados e, dependendo da erva, induzindo ao sono. Ex: melissa, passiflora, mulungu, camomila, anis estralado.

2) Alimentos ricos em triptofano: O triptofano é matéria-prima para formar seratonina, um neurotransmissor que está ligado diretamente com nosso humor e relaxamento. Ex: Aveia, cacau, nozes, banana e grão de bico.

3) Alimentos fontes de gorduras boas: Tais gorduras excercem função importante para formação e bom funcionamento cerebral, inclusive no que diz respeito à sensação de humor e relaxamento mental. Ex: Abacate, oleaginosas, azeite, peixes, chia e linhaça.

4) Folhas verde-escuras: São ricas em magnésio, mineral que junto ao triptofano ajuda a formar seratonina. Além disso é um nutriente relacionado ao relaxamento muscular e cerebral, acalmando o corpo como um todo.

5) Cereja: Fonte de melatonina (hormônio do sono), essa fruta não é necessariamente um alimento calmante, mas um indutor do sono, caso a falta de relaxamento esteja interferindo em problemas para dormir.

Ver mais: Alimentação saudável, Bebidas, Receitas com pouca gordura

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