Saiba como aproveitar os alimentos para garantir mais nutrientes nas refeições

A busca por uma alimentação saudável está cada vez mais presente em nosso cotidiano, porém, a falta de informação faz com que a parte mais nutritiva dos alimentos seja descartada. São elas: cascas, talos e sementes. A nutricionista Renata Brasil explica que essas partes contêm também vitaminas, fibras, sais minerais e clorofila.

"Em muitos casos, a parte externa é mais nutritiva que as folhas internas ou as polpas", afirma a especialista. Um exemplo citado por ela é a banana: a fruta possui metade do potássio concentrado na casca. Confira as cinco dicas da especialista para evitar o desperdício e aproveitar a totalidade dos alimentos:

Reaproveite: Talos de couve, beterraba, brócolis e salsa - além de outros -, pois contêm fibras e podem ser refogados no feijão ou na sopa.

Cozinhe com pouca água: Assim os alimentos perdem o mínimo de seus nutrientes. Nunca deixe-os cozinhar demais, pois o calor destrói importantes nutrientes, como a vitamina C, as vitaminas do complexo B e enzimas como as anti-inflamatórias.

Consuma as frutas com casca: É a parte da fruta rica em fibras, que auxiliam o funcionamento intestinal. Para higienizá-las, tire o excesso de resíduos com água corrente. Em seguida, esfregue-as com uma bucha, depois coloque-as, por uma hora e meia, em solução com 1 litro de água, junto com 1 colher de sopa de água sanitária ou produto específico para limpeza de frutas e hortaliças.

Verduras limpas: Corte os talos das raízes e lave uma folha por vez, em água corrente. Descarte as folhas murchas ou queimadas. Depois, coloque as folhas em solução de água sanitária por 15 minutos. Em seguida, lave com água corrente, seque com papel toalha e armazene na geladeira. Mesmo que os legumes precisem ser cozidos para o consumo, o processo de limpeza também é importante. Lave com água corrente, deixe-os em solução por 30 minutos, seque-os e coloque-os na geladeira.

Como devemos armazenar os alimentos?

Armazenar bem é fundamental para que as propriedades nutritivas sejam mantidas.

Ervas e folhas menores: coloque-as em vasilhas plásticas cobertas com plástico filme com alguns furos.

Verduras com folhas grandes: guarde-as em vasilhas plásticas, mas intercale-as com papel toalha.

Frutas: faça polpa, caso a fruta esteja começando a passar. Algumas frutas merecem um cuidado especial. O mamão e a pera podem ser enrolados em papel toalha para amadurecerem.

No caso dos legumes, eles precisam ser cozidos e, depois de cinco minutos, jogados em água gelada. Depois disso podem ir para a geladeira em embalagens plásticas ou para o congelador.

Sucos e vitaminas: A boa pedida é variar as formas de consumo para que os alimentos permaneçam o menor tempo possível na geladeira. Desta forma, podemos evitar que eles percam suas substâncias nutritivas e contribuir para uma dieta ainda mais balanceada. Frutas vermelhas, bananas e abacate, depois de maduros, duram entre 2 a 4 dias.

Gostou das dicas? Experimente! Assim também podemos contribuir para a redução de desperdício mundial de alimentos. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados por ano.

Site: http://www.eufic.org/article/pt/artid/How-to-minimise-food-waste/

Ver mais: Alimentação saudável, Principais matérias, Alimentos ricos em fibras, Vitamina A, Vitamina C

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