Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Receitas com pimentão: 3 opções saudáveis indicadas por uma nutricionista
Guia Culinário 08/10/2018

Receitas com pimentão: 3 opções saudáveis indicadas por uma nutricionista

Parente da pimenta com um nível de ardência bem menor, o pimentão – que pode ser verde, amarelo ou vermelho – aparece como um ingrediente complementar em várias receitas. Seu sabor característico é o principal motivo para isso, mas também vale lembrar que ele entrega vários benefícios importantes para a saúde – como fortalecimento do sistema imunológico, prevenção contra células cancerígenas e até melhora na saúde dos olhos, por exemplo.

No entanto, para aproveitar todas as vantagens dos seus nutrientes, é importante ficar atento ao modo de preparo para apostar nas opções mais saudáveis possíveis. Então, pensando em te ajudar nessa missão, conversamos com a nutricionista Carolina Baliere, que deu algumas dicas para você acertar na hora de preparar o fruto. “Essas formas diferentes serão saudáveis, sem gordura e sem fritura. Assim, podendo melhorar a saúde de quem for consumir”, explica a profissional. Aprenda 3 maneiras saudáveis de preparar o pimentão:

1. Pimentão assado e com o recheio de sua preferência

Uma das dicas da nutricionista para variar o consumo do pimentão “in natura” e preservar todos os seus nutrientes é a seguinte: assar! Para fazer isso, é só colocar a quantidade que achar necessária em uma assadeira, acrescentar um fio de azeite e cobrir com papel alumínio antes de levar ao forno.

Para garantir um sabor extra, Carolina Baliere recomenda adicionar alguns ingredientes saudáveis para o recheio: “dá para usar, por exemplo, queijo cottage, carne moída, frango desfiado, shitake ou shimeji”, indica.

2. Espetinho de pimentão com outros ingredientes saudáveis

Os espetinhos de vegetais fazem sucesso como “tira gosto” entre os adeptos da alimentação vegetariana ou vegana. E não é para menos: além de saborosos, eles também são supernutritivos por reunirem vários ingredientes saudáveis em uma única receita. Então, por que não aproveitar essa ideia quando surgir a vontade de servir o pimentão de uma maneira mais criativa?

“Uma boa dica é servir os palitinhos de pimentão com cebola e tomate”, indica a nutricionista. E, para quem não é vegetariano ou vegano, ela ainda recomenda completar o espeto acrescentando filé mignon, frango assado ou grelhado picadinho.

3. Pimentão cozido com carne moída ou em pratos com peixe

Outra opção saudável dada pela nutricionista é a de cortar o pimentão em tiras, rodelas ou quadradinhos e cozinhá-lo. Dessa forma, o legume fica com uma textura bem mais macia e cai muito bem como acompanhamento de diferentes tipos de pratos. “Podemos fazer cozidinhos com carne moída ou até outras preparações com peixe“, indicou Carolina.