Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Qual é a diferença entre multigrãos, grão integral e trigo integral? Entenda!
Guia Culinário 03/03/2017

Qual é a diferença entre multigrãos, grão integral e trigo integral? Entenda!

Grão integral, multigrãos, trigo integral… Você sabe qual é a diferença entre eles? Para completar uma alimentação saudável e incluir os nutrientes necessários para o nosso bem-estar, precisamos sempre variar na ingestão de alimentos, por isso, as versões integrais, como os multigrãos e o trigo integral estão à nossa disposição nos mercados. Mas, afinal, existe algum mais indicado? Entenda mais sobre cada um!

Em linhas gerais, os três alimentos podem e devem estar presentes no cardápio do nosso dia a dia. Uma vez que, por serem integrais, eles preservam a maior parte das suas fibras encontradas nas composições, assim como as vitaminas e minerais presentes, sendo considerados alimentos melhores do que os refinados, industrializados, por exemplo. Segundo a nutricionista Daniella Chein os alimentos integrais (grãos, multigrãos e trigo integral) melhoram a nossa qualidade de vida e beneficia a nossa saúde:

“Alimentar-se com grãos integrais, sejam eles quais forem, auxilia no combate da prisão de ventre e diminui a incidência de doenças como diabetes (por regular os níveis de insulina) e câncer. Contribui para o controle de peso, pois quem come grãos, sementes e cereais sente-se mais saciado, controla o colesterol, beneficiando o sistema circulatório. Também mantém a saúde do coração, dos ossos, do sistema nervoso e imunológico e do corpo em geral”, explica a nutricionista.

“Todos esses benefícios devem estar aliados a uma dieta de baixo teor de gordura e a um estilo de vida saudável, com a prática de atividade física, eliminação do tabagismo, estresse e ansiedade”, completa a profissional explicando os tipos de alimentos:

Grãos, multigrãos e trigo integral: Entenda a diferença!

– Multigrãos: Os alimentos descritos como multigrãos, nada mais é do que a mistura de grãos, ou seja, mais de um tipo de cereal, como chia, linhaça, e outras sementes. Segundo Daniella Chein vale lembrar que o produto deve constar no rótulo multigrãos integrais, já que nessa mistura pode conter grãos processados e refinados, alterando o valor nutricional do produto.

– Trigo integral: Esse tipo de alimento garante que todos os nutrientes encontrados seguem intactos. Tais como as vitaminas, ferro, zinco e cobre, por exemplo, são encontrados de maneira integral no produto, indicando que ele não passou pelo processo de refinamento.

– Grão integral: Assim como o trigo integral, esse alimento preserva os nutrientes encontrados nas composições dos grãos. A cevada, arroz ou aveia, não passam pelo processo de refinamento, tornando o produto uma opção saudável, que não elimina nutrientes encontrados.

Atenção aos rótulos dos alimentos!

Torna-se essencial, na hora de escolher o seu alimento, ter atenção aos rótulos, uma vez que o produto pode estar indicando ser multigrãos mas não garante ser integral, por exemplo, fazendo com que esses alimentos não contenham os nutrientes necessários para completar o quadro nutricional para o nosso bem-estar. A profissional alerta quanto à diferença dos produtos:

“Só é possível sabermos a diferença entre um e outro, através da leitura dos rótulos das embalagens. Lá estão contidas informações preciosas a cerca do que vamos consumir!”, finaliza a nutricionista