Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Psoas: Cuide do músculo que te sustenta!
Movimente-se 14/04/2015

Psoas: Cuide do músculo que te sustenta!

Ficar de pé, andar ou esticar as pernas com mais ânimo e disposição… Parecem atos tão simples e naturais que até passam despercebidos durante a nossa vida, não é mesmo? Porém, basta vir um probleminha ou uma simples dorzinha nas costas para compreendermos que nossos corpos não são máquinas e que órgãos não são peças que se põem ou trocam a esmo . Esse é o caso do iliopsoas, ou apenas psoas, único músculo que liga a nossa coluna vertebral às pernas e que, caso não cuidadas, podem trazer problemas imensuráveis à saúde.

Com a função de estabilizar o corpo para o manter em pé, o psoas é de tamanha relevância à nossa vida, tanto que em algumas filosofias orientais, ele é tratado ludicamente como o “músculo da alma” , por ser o principal elo de energia do corpo ao solo. Inclusive, estudos recentes também consideram o psoas, um órgão de percepção composto de tecido bio-inteligente que incorpora, literalmente, nosso desejo mais profundo de bem-estar.

“O psoas é o músculo mais profundo e estabilizador no corpo humano, afetando o equilíbrio estrutural, a amplitude dos movimento, a mobilidade articular e o funcionamento dos órgãos do abdômen. Assim, quanto mais flexível e forte é o psoas, mais será o nosso fluxo de energia vital através dos ossos, músculos e articulações, fluindo toda nossa vitalidade”, destacou a fisioterapeuta Anna Luiza Moura.

Relaxe – Com tantas qualidades assim, o psoas também é proporcionalmente um órgão fadado às sobrecargas. A tensão, o estresse e a ansiedade são seus principais algozes . A descarga de adrenalina que esses sentimentos provocam, causam confusão ao músculo, que passa a trabalhar errado, tencionando como se estivesse preparando-nos para correr, entrar em ação ou contrair-se, como forma de proteção. Com isso, ele começa a encurtar e endurecer, iniciando os problemas de postura e nas funções do abdômen, que resultam em dores nas costas, dor ciática, problemas de disco, degeneração do quadril, períodos de menstruações dolorosas e até problemas digestivos.

Exercícios e tratamento – Muitas são as atividades físicas que requerem a ação excessiva dos músculos flexores do quadril, como na corrida na praia ou em subida, nas modalidades de velocidade e salto. Tais ações podem provocar situações de sobrecarga sobre o músculo, o tendão ou sua bursa. “As passadas de corrida são geradas pela ação simultânea de contração e relaxamento de muitos músculos do corpo. Dentre os músculos capazes de flexionar o quadril, o iliopsoas é o maior gerador de força e com papel fundamental durante os movimentos posturais e esportivos”, analisou Anna Luiza.

De acordo com a fisioterapeuta, o tratamento clínico consiste no controle da dor através de medica-mentos sob prescrição médica e tratamento fisioterápico com ênfase aos movimentos de alongamen-to dos músculos flexores e rotadores do quadril, além de métodos de analgesia. O tratamento cirúr-gico raramente é indicado nos casos em que o tratamento clínico não foi eficaz.

Por isso, para o devido fortalecimento do órgão, são necessárias algumas atividades leves e de amplo alongamento do músculo.

Veja em nossa galeria alguns exercícios ideias!

Pilates – Os exercícios do pilates ajudam diretamente na postura e no equilíbrio corporal. Fora isso, os mé-todos das atividades são extremamente terapêuticos, como a terapia manual que gera a liberação do iliopsoas e ganho de amplitude e flexibilidade.

Yoga – Prática milenar da Índia, o yoga traz, de maneira saudável, uma série de exercícios que harmonizam o corpo e a mente, prezam pelo autoconhecimento e aumenta a capacidade de concen-tração, meditação e relaxamento, auxiliando no controle da tensão e do estresse emocional.

Tai chi chuan – Essa técnica chinesa, que surgiu como arte marcial no século XVII, traz um auto-conhecimento corporal como poucas outras atividades. É uma prática empírica sobre movimento, saúde, circulação de energia e meditação, gerando mais equilíbrio e vitalidade.

Musculação Exercícios de musculação para os membros inferiores, contra uma resistência, aju-dam no fortalecimento do músculo. A musculação deve conter exercícios que propiciam o desenvol-vimento das capacidades bimotoras, resistência cardiorrespiratória, força muscular, flexibilidade/mobilidade, equilíbrio/estabilidade, coordenação motora (incluindo consciência corporal e propriocepção) e relaxamento.