Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Dores nas costas? Saiba como amenizar a lombalgia no dia a dia
Movimente-se 18/08/2015

Dores nas costas? Saiba como amenizar a lombalgia no dia a dia

Dói. E como dói! As dores nas costas, especificamente na região lombar (entre a última costela e o começo do glúteo) ou a partir do músculo psoas, é cada vez mais comum e, agora, em quase em todas as idades. Ocasionada principalmente pela falta de atenção com a postura e execuções erradas de alguns movimentos rotineiros, a boa notícia é que é possível dar fim e amenizar esses incômodos de forma prática, natural e saudável em nosso dia a dia!

Chamada de lombalgia pelos especialistas, o fim das dores nessa região parte, sobretudo, dos cuidados e respeito com o nosso corpo. Segundo o fisioterapeuta, Raphael Vilela, do Centro de Qualidade de Vida (CQV), de São Paulo, essas lesões podem ser agudas, durando de quatro a seis semanas, ou crônica, que pode durar a vida inteira. “As causas mais comuns para a lombalgia é a má postura, sedentarismo, posições incorretas no ambiente de trabalho, nos afazeres domésticos, entre outros”, afirma o especialista.

Por isso, de acordo com o profissional, é muito importante não ignorar os sinais que ele dá, investigar as causas da dor e buscar soluções para ela. Como esse desconforto faz parte do dia a dia de muita gente, e pode ser facilmente evitado, o fisioterapeuta dá quatro valiosas dicas para evitar e amenizar as dores:

Dicas para evitar a lombalgia

1 – Atividades domésticas: Para saber como realizar essa atividade doméstica, basta observar como fazem os garis. Eles usam vassouras de cabo alongado, acima dos ombros, e o movimento que eles fazem é de empurrar a sujeira para frente, sempre com a coluna ereta. “A maioria da população varre a sujeira junto aos pés, curvando a coluna. Desta forma você sobrecarrega a região lombar e pode ocasionar lesões com o tempo”, alerta o fisioterapeuta.

2 – Carregar peso: Os jovens têm o mau hábito de carregar a mochila apenas por uma das alças, o que sobrecarrega um lado do corpo. “A forma correta é usar sempre as duas alças e manter a mochila próxima às costas, e o peso tem não deve exceder 10% do nosso peso corporal”, aconselha Raphael Vilela.

3 – Recolher algo do chão: A forma adequada de pegar algo do chão não é se curvando, o que força a coluna, e sim se agachar para alcançar, flexionando o joelho e mantendo a coluna ereta. “Caso haja restrições e a pessoa não consiga flexionar os joelhos, recomendo que use um apoio, e essa dica vale para qualquer objeto, desde uma criança a uma tampa de caneta”, recomenda.

4 – Posição para dormir: Para deitar, deve-se antes de mais nada sentar, depois deitar do lado esquerdo (que, inclusive, ajuda na digestão), e levantar as pernas e colocá-las na cama. O especialista ensina: “Para dormir, a melhor posição é a fetal, com um travesseiro confortável no pescoço e entre as pernas. Também pode-se dormir de barriga para cima, pois esta posição não ocasiona problemas lombares”.