Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Proteínas vegetais: Conheça 6 fontes proteicas para a sua alimentação saudável!
Guia Culinário 27/10/2016

Proteínas vegetais: Conheça 6 fontes proteicas para a sua alimentação saudável!

Invista nas proteínas! Essenciais para a saúde e boa forma, essas substâncias, apesar de muito relacionadas às carnes, podem ser encontradas nos mais diversos alimentos, seja de origem vegetal (sementes, grãos, raízes e leguminosas) ou animal (carnes e laticínios). E, com tantas opções disponíveis, nós podemos usar da criatividade para caprichar nas dietas do dia a dia. Veja 6 alimentos que se destacam pela grande quantidade de proteínas encontradas em suas composições!

As proteínas são de extrema importância para a manutenção e desenvolvimento do nosso organismo. Elas agem em função dos hormônios, enzimas e anticorpos, e a falta delas pode causar desequilíbrio no bom funcionamento do corpo, já que nossos órgãos e tecidos necessitam constantes reparações. Veja, abaixo, uma lista que a nutricionista Luciana Fiorese nos elaborou com as fontes proteicas mais saudáveis para a nossa alimentação.

6 alimentos saudáveis e ricos em proteínas

1 – Pistache: A cada 100 gramas do alimento, 20,9 g correspondem às proteínas. “Tenha cuidado, pois ele não pode ser usado como principal fonte do nutriente, pois é muito rico em gordura. Versátil e saboroso o pistache pode ser acrescido em pratos doces ou salgados”, explica a profissional.

2 – Amêndoas: São capazes de prevenir doenças cardiovasculares e contribuir para a saúde dos ossos. “Em 100 gramas do alimento, 21 g correspondem às proteínas. Assim como o pistache, é preciso consumí-las com moderação por serem ricas em gordura”, reitera a Dra. Luciana.

3 – Castanha de caju: Em 100 gramas do alimento, 15,3 g correspondem às proteínas. Além de ser importante fonte do nutriente, a castanha de caju também possui substâncias que regulam as taxas de colesterol e é boa para o fortalecimento do sistema imunológico, entre outros benefícios.

4 – Quinua: Conhecida como “a proteína em forma de grão”, em 100 gramas do alimento, 14 g correspondem às proteínas totais. A quinua ainda é fonte de ferro, fibras, cálcio e ômegas 3 e 6, que agem em prol de um coração saudável e melhoram a qualidade de vida dos que a consomem regularmente.

5 – Aveia crua em flocos: Mais conhecida e consumida pelos brasileiros, em 100 gramas do alimento, 13,9 g correspondem às proteínas. Além de ser importante fonte do nutriente, a aveia crua em flocos melhora a digestão, ajuda a reduzir o colesterol ruim, entre outros benefícios. Ela é extremamente versátil e pode ser consumida em vitaminas, panquecas e saladas.

6 – Lentilha: A cada 100 gramas do alimento, 9 g correspondem às proteínas, desde que o grão seja servido cozido. O alimento é da família das leguminosas, conhecidas por serem importantes fontes proteicas. Para ter uma ideia, uma concha de qualquer leguminosa corresponde, em proteínas, a 100 gramas de carne.

Outras fontes importantes de proteínas vegetais

Grão de bico, feijões branco, preto e fradinho , além do tofu, também são ótimas alternativas, muito usadas por vegetarianos, para repor a necessidade de proteínas em nosso organismo. Contudo, a Dra. Luciana faz um alerta quanto ao excesso: “Vale lembrar que muitos excessos são prejudiciais. Por isso, é fundamental é uma dieta rica em todos os alimentos e com acompanhamento de uma nutricionista, já que tem muita gente fazendo dieta com terapeutas e coach na internet e tendo sérios problemas de carências de vitaminas e minerais”, finaliza a profissional.