Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Pipoca é saudável: Saiba como fazer uma versão sem gordura!
Guia Culinário 09/04/2015

Pipoca é saudável: Saiba como fazer uma versão sem gordura!

Quem não gostaria de incrementar e inserir à dieta uma pipoquinha durante um final de semana? A boa notícia para os fanáticos desse alimento, é que a deliciosa iguaria que nos remete à infância, filmes e encontros no cinema, pode fazer bem à saúde, desde que seja consumida de forma natural e controlada . Diversas pesquisas da área apontam que a pipoca é rica em nutrientes que auxiliam em prevenção de doenças e combate ao envelhecimento precoce da pele.

Um estudo realizado por cientistas da Universidade norte-americana de Scranton, na Pensilvânia, apontou diversos benefícios da pipoca à funcionalidade do organismo. Pela análise, isso acontece porque o alimento é fonte rica em antioxidantes, ou polifenóis, substâncias importantes contra os radicais livres, aquelas moléculas instáveis e perigosas que atacam as células e provocam desastres que vão de envelhecimento precoce a câncer. A quantidade de antioxidante da pipoca é tão grande, que chega a superar as das frutas e verduras (uma porção de pipoca tem até 300mg de antioxidantes –praticamente o dobro dos 160mg das porções de frutas).

“Uma porção de pipoca proporciona mais de 70% do consumo diário de grãos integrais. Uma pessoa comum costuma receber apenas metade da porção indicada de grãos integrais por dia, e a pipoca pode preencher esta lacuna de uma forma muito agradável. Isso se deve à diferença entre a quantidade de água encontrada na pipoca, que é de 3 a 5%, e a detectada nos vegetais, que chega a 90%”, disse Joe Vinson, um dos pesquisadores da Universidade, ao jornal “Daily Mail“.

Na prática, esses valores revelam que, no subproduto do milho, os compostos fenólicos, antioxidantes, ficam concentrados, enquanto nas outras classes alimentares eles aparecem mais diluídos. A pipoca é o único produto formado 100% pelo grão. Já os antioxidantes encontrados em outras iguarias à base de sementes integrais, por exemplo, são removidos ou sofrem degradação durante o processamento.

Super casca – Os pesquisadores descobriram ainda que a casca crocante da pipoca tem a mais alta concentração de fibra, substâncias que contribuem para o bom funcionamento do intestino. Com isso, o alimento também auxilia na digestão , prolongando, assim, a sensação de saciedade.

Cuidados – Mas, calma! A obtenção dos nutrientes depende também do consumo moderado e, principalmente, natural do alimento. As pipocas de micro-ondas, cobertas por manteiga e queijo ou com outros unidas a alimentos gordurosos, bacon por exemplo, trazem além de muita caloria, um nível de sal muito acima do recomendado, o que pode provocar hipertensão arterial, pedras nos rins, insuficiência renal, além de aumentar as chances das doenças autoimunes.

Saiba como fazer uma pipoca sequinha e livre de gorduras:

Ingredientes

½ xícara chá milho para pipoca
½ xícara de chá água
Sal a gosto
Plástico filme

Modo de preparo

Em um bowl de vidro coloque água e sal e o milho de pipoca.
Tampe com plástico filme e leve ao micro-ondas até estourar todo o milho.

Produtos relacionados