Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Panqueca de batata doce: Saiba como preparar a receita queridinha dos atletas
Taeq Descomplica 04/09/2017

Panqueca de batata doce: Saiba como preparar a receita queridinha dos atletas

Panqueca de batata doce, que tal? Para os amantes dessa iguaria que pensam que na alimentação saudável não é possível comer coisas gostosas, a criatividade na cozinha pode te surpreender! Saudável, saborosa e nutritiva… Esses são apenas alguns dos atributos da panqueca de batata doce. Veja como é fácil preparar essa receita e descubra os benefícios da panqueca de batata doce para a saúde.

A panqueca é uma receita de origem francesa que conquistou os brasileiros. Por ser versátil, pode ser consumida com complementos doces ou salgados e fazer parte do café da manhã, lanches e até das principais refeições. Com a batata doce, ela ganha uma versão mais nutritiva, livre de glúten e possui baixo índice glicêmico. “A batata doce é uma opção nutritiva para os praticantes de atividade física, já que possui vitaminas A, C e E, fibras e contribui para o ganho de massa muscular. A receita também ajuda a aumentar os níveis de energia do corpo por ser rica em carboidratos”, explica a nutricionista Carine Rodrigues.

Os benefícios da batata doce para o organismo

A batata doce é um alimento saudável e muito presente na vida dos praticantes de atividades físicas. A causa do sucesso desse legume é o alto valor nutricional que ajuda a equilibrar o organismo e deixá-lo mais disposto. Fonte de agentes antioxidantes, a batata doce atua no fortalecimento do sistema imunológico e previne o envelhecimento precoce das células.

Outro destaque para a batata doce é que ela é um carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, possui uma absorção mais lenta do organismo, controlando a liberação da glicose e diminuindo os riscos dos picos de insulina no sangue, causador da diabetes. A batata doce também é uma boa fonte de fibras alimentares que ajudam a proporcionar saciedade mais rapidamente e facilitam o trânsito intestinal.

Receita da panqueca de batata doce: veja como é fácil e rápido preparar!

Diferentemente da panqueca tradicional, a versão saudável não possui farinha no preparo, o que já torna a receita mais saudável e menos calórica.

Ingredientes:

– 1 batata doce grande

– 1 ovo

– 1 clara de ovo

Modo de preparo: Coloque a batata doce para cozinhar no vapor para conservar os nutrientes do alimento. Deixe esfriar e coloque no liquidificador junto do ovo e da clara. Bata até obter uma mistura homogênea. Separe. Coloque uma frigideira para aquecer em fogo baixo e adicione um pouco da mistura com uma concha. Espere a panqueca tomar forma (cerca de um minuto) e vire com uma espátula. Após dourar ambos os lados, passe a panqueca para o prato.

Como rechear? – Como a panqueca de batata doce é um prato saudável, não vale recheá-la com ingredientes calóricos. Por isso, incluir frutas, mel, aveia, frango desfiado, ricota e peito de peru é uma forma de tornar essa receita ainda mais saborosa e versátil, podendo compor o café da manhã pré-treino ou o almoço.

Produtos relacionados