Palmito: Quais são os seus principais benefícios para a nossa saúde? Descubra!

Você sabe quais são os benefícios do palmito para o seu organismo? O alimento, em suas mais variadas formas de consumo (seja assado, na salada, grelhado e até in natura) é um produto versátil e perfeito para compor as mais variadas preparações do nosso dia a dia. Fonte de importantes substâncias para o bem-estar do corpo, esse vegetal também pode atuar até na prevenção de doenças. Veja as vantagens de consumir mais palmito em sua alimentação.

De sabor peculiar, levemente ácido, o palmito é saboroso e suculento. O alimento é retirado do miolo das palmeiras, possui uma cor branca e textura macia. O destaque maior do alimento se dá pela pouquíssima quantidade de calorias encontradas em sua composição e o baixo teor de gorduras, sendo ideal para compor uma alimentação saudável e equilibrada. Segundo a nutricionista Carolina Barcellos, nutrientes como vitaminas A, C, do complexo B e minerais completam o quadro nutricional do palmito:

"O palmito possui grandes quantidades de sódio e potássio e também oferece uma boa quantidade de zinco. Esse mineral melhora as barreiras do sistema imune, principalmente tratando-se de inflamações, e ajuda a acelerar o processo de cicatrização. Esse mesmo nutriente, o zinco, auxilia no metabolismo das proteínas, nutriente fundamental para os músculos", analisa a nutricionista destacando outros benefícios do palmito. Confira:

6 benefícios do palmito para sua saúde

1 - Beneficia os músculos: O zinco, mineral importante para a saúde dos músculos, também está presente na composição do palmito. Seus benefícios incluem a melhora na síntese de proteínas no organismo, ideal para nutrir os músculos do corpo e torná-los saudáveis.

2 - Controla a pressão arterial: Por ser fonte de potássio, o consumo do palmito normaliza os níveis da pressão arterial, evitando os picos e as quedas. Sua ingestão ainda pode contribuir com o controle dos batimentos cardíacos e melhorar a saúde do coração

3 - Melhora o trânsito intestinal: As fibras alimentares contidas no alimento ajudam a fazer com que o intestino funcione da maneira correta, diminuindo os riscos da prisão de ventre e constipação que causam diversos desconfortos.

4 - Favorece o sono: Dentre as vitaminas presente no palmito, também há um destaque para as vitaminas do complexo B, que ajudam a melhorar a qualidade do sono, garantindo um descanso melhor e evita a oscilação de humor, podendo até combater a ansiedade e a depressão.

5 - Proporciona saciedade: O palmito é rico em fibras alimentares, responsáveis por proporcionarem saciedade e diminuir a fome excessiva. Quando consumimos produtos ricos em fibras, diminuímos as chances de bater aquela vontade de comer fora do horário.

6 - Contribui com o emagrecimento saudável: Por ser um alimento que traz a sensação de saciedade ao ser consumido, o palmito ajuda a comer menos e favorecer a perda de peso. Além disso, possui pouquíssimas calorias, logo, não prejudica o plano alimentar.

Restrição de consumo: Quais são os cuidados necessários para comer palmito?

Segundo Carolina Barcellos, o palmito, quando consumido em conserva, não há nenhum perigo, porém, é importante estar atento à embalagem:

"Certifique-se que a embalagem esteja fechada hermeticamente (pressionando a tampa no meio ela não pode afundar), e lacrada. A principal fonte de contaminação para essa toxina botulínica é por conservas caseiras, por isso é importante dar preferência para marcas confiáveis", explica.

* Carolina Barcellos (CRN2-13592) é nutricionista clínica e disponibiliza a rede social da clínica de atendimento para informações e contato: Nutrissoma

Ver mais: Alimentação saudável, Alimentos ricos em fibras, Alimentos ricos em ferro, Alimentos ricos em proteínas

Últimas matérias