Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Água saborizada: Matando a sede com sabor e requinte
Guia Culinário 12/12/2014

Água saborizada: Matando a sede com sabor e requinte

Com a chegada do verão a ingestão de líquidos naturalmente aumenta. Uma excelente opção para podermos variar nesses dias mais quentes para mantermos os corpos hidratados é a água aromatizada. Elas são práticas e fáceis de fazer, econômicas e altamente saudáveis. O sabor elegante e sutil da bebida transforma qualquer momento em uma experiência única.

A combinação pode ser feita com frutas, legumes, ervas ou, até mesmo, especiarias. No entanto, misture poucos ingredientes para que o sabor da água não fique descaracterizado. Até três é o ideal. Depois, acrescente gelo e deixe descansar por um período de uma hora na geladeira para que o paladar fique mais apurado.

Entre as frutas boas opções é que não faltam: é possível escolher tangerina, limão, laranja, lima da pérsia, morango, melão, melancia, amora, carambola, abacaxi e kiwi. Para os legumes, por exemplo, prefira abobrinha e o versátil pepino. Hortelã, capim-limão, alecrim, gengibre, manjericão, cravo, sálvia e canela podem ser boas opções entre ervas e especiarias. Pétalas de rosa, sempre na versão livre de agrotóxicos também podem compor a água aromatizada.

Quantos litros de água devemos beber?

Felizmente, ninguém precisa fazer cálculo para descobrir quanto de água deve ingerir por dia. O melhor mecanismo para essa medida ainda é a própria sede. Por isso, vale a pena confiar em seus sentidos biológicos do que nas pessoas que recomendam a ingestão de pelo menos dois litros de água todos os dias, mesmo contra a vontade. A necessidade de líquidos varia muito entre as pessoas — depende de idade, alimentação, clima, atividade e metabolismo, entre outros fatores.


Dicas para fazer água aromatizada

Use água filtrada ou mineral

Lave bem todos os ingredientes

Use jarras transparentes para que as cores dos ingredientes fiquem visíveis

Coloque ervas ou especiarias na forma de gelo para incrementar o sabor da sua água aromatizada

Para acentuar o sabor, esprema um pouco do suco e misture com a água.

Produtos relacionados