Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Gaspacho, a sopa fria que é o hit do verão
Guia Culinário 02/01/2015

Gaspacho, a sopa fria que é o hit do verão

Aos adeptos de novidades para um cardápio saudável, colorido e nutritivo, a boa dica é investir na elaboração caseira do gaspacho. Trata-se de uma sopa fria, de origem espanhola, que tradicionalmente levava tomate e pepino, mas que ao chegar ao Brasil, recebeu uma dose de tropicalização.

Frutas como uva verde, melancia e melão foram incluídas, potencializando as receitas e, assim, o prato tornou-se hit do verão e o queridinho dos brasileiros. Além de nutritivo, o gaspacho possui ação diurética, que facilita a eliminação de líquidos e do inchaço, contribuindo inclusive para a redução de peso.

O tomate (dê sempre preferência à versão orgânica), alimento principal do gaspacho, é rico em licopeno, agente anticancerígeno, possui vitamina A B e C, sais minerais e baixas calorias. O pepino é fonte de vitaminas do complexo B, fibra dietética, que contribui para a digestão dos alimentos e reduz o colesterol. Ele é um diurético natural e ajuda na dissolução de cálculos renais.

Confira a receita de gaspacho de melancia do chef Fábio Pontes, do diVino Restaurante.

(Receita para 4 pessoas)

Ingredientes:

2 xícaras de melancia sem semente

1 xícara de tomate maduro

1 pepino japonês sem casca

1 pimentão vermelho

brotos variados (nabo de beterraba, manjericão e rabanete)

1 colher de sopa de azeite extra virgem

1 colher de chá de vinagre

1 cebola pequena

1 pitada de pimenta calabresa

sal a gosto

Modo de fazer:

Processe todos os ingredientes com a ajuda de um liquidificador, com exceção dos brotos. Coloque em um refratário e reserve na geladeira por 4 horas. Ajuste o tempero com sal e pimenta. Disponha o gaspacho em taças e decore com os brotos.