Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Ferro e anemia: Saiba como a presença desse mineral evita quadros anêmicos
Guia Culinário 19/10/2016

Ferro e anemia: Saiba como a presença desse mineral evita quadros anêmicos

Ferro para combater a anemia. Você já deve ter ouvido falar muito sobre essa relação nutricional, não é mesmo? Mas, quais são as verdadeiras razões disso? Por que uma alimentação voltada a esse mineral, encontrado nos mais diversos ingredientes do dia a dia, é tão essencial para fortalecer o organismo contra um quadro anêmico? Entenda mais sobre essas questões!

A principal relação entre a anemia e a falta de ferro no organismo se dá pelo fato do elemento mineral ser primordial para o bom fluxo sanguíneo em nosso corpo, aumentando a produção de hemoglobina, proteína rica em ferro e que dá a coloração vermelha ao sangue. O quadro anêmico é, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), justamente “a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência”.

Por isso, a falta de ferro no sangue pode levar à anemia, provocando muito cansaço, apatia e sonolência à pessoa. Em casos mais avançados, a doença também pode produzir dores musculares. A nutricionista Patrícia Bertoni Brotherhood analisa, abaixo, 6 fatores determinantes em que a deficiência de ferro no organismo causa quadros anêmicos. Veja!

Como a falta de ferro pode levar à anemia?

1 – Ingestão inadequada de ferro devido a uma dieta pobre (como o estilo de vida vegetariano com ferro heme insuficiente);

2 – Absorção inadequada resultante de diarréia, acloridria, doença intestinal, gastrite atrófica, gastrectomia parcial ou total ou interferência medicamentosa;

3 – Utilização inadequada secundária a distúrbios gastrointestinais;

4 – Maior necessidade que ocorre durante a infância, adolescência, gravidez e lactação;

5 – Maior excreção devido ao excesso de sangue menstrual; hemorragia proveniente de lesão, ou perda sanguínea crônica decorrente de úlcera hemorrágica, hemorroidas sangrantes, varizes esofágicas, enterite regional, colite ulcerativa, parasitoses (ancilosmíase) ou doenças malignas;

6 – Liberação excessiva de ferro devido à inflamação crônica ou outro distúrbio crônico.

Quais são os alimentos ricos em ferro?

– Alimentos ricos em ferro de origem animal: Carnes vermelhas e o ovo, pois o ferro destes alimentos é absorvido com facilidade mais facilidade.

– Alimentos ricos em ferro de origem vegetal: Feijão, ervilhas e salsa. Estes alimentos devem ser consumidos sempre junto a uma fonte de vitamina C, como laranja, morango ou pimentão, para melhorar a absorção do mineral. Por exemplo: arroz com feijão preto e laranja.

O que devemos evitar ingerir para aumentar a absorção de ferro?

Para os quadros anêmicos, é importante evitarmos comer alimentos ricos em cálcio junto às principais refeições, como iogurtes, pudim, leite ou queijo, pois essas substâncias são inibidoras natural da absorção do ferro.

Também é essencial evitar comer alimentos integrais no almoço ou jantar, pois os fitatos presentes nos cereais e fibras dos alimentos integrais, diminuem a eficiência da absorção do ferro presente nos alimentos. Além disso, o consumo de doces, vinho tinto, chocolate e algumas ervas para fazer chá, também precisam ser diminuídos, porque possuem polifenóis e fitatos, que dificultam a absorção do ferro no organismo.

Produtos relacionados