Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Educação alimentar infantil: passo a passo para o seu filho comer bem
Guia Culinário 18/04/2016

Educação alimentar infantil: passo a passo para o seu filho comer bem

Só quem convive com as crianças sabe o quanto pode ser difícil introduzir alimentos saudáveis no pratinho delas. Mesmo assim é fundamental que os adultos acompanhem tudo o que eles comem e procurem maneiras diferentes de criar hábitos equilibrados, afinal, é desde cedo que se aprende! A palavra em jogo aqui não é dieta, mas sim uma educação alimentar para que no futuro eles não sofram com problemas de peso e de saúde.

“O ideal é sempre oferecer alimentos novos, sem forçar e sem dar recompensas do tipo: Se você comer brócolis, eu te dou um brinquedo. O ideal é brincar mesmo, relacionar com as coisas que elas gostem como: O Hulk é forte e verde porque ele come espinafre!. Com as crianças é sempre bom usar esse discurso mais leve e divertido, sem brigas e sem muito estresse, é isso que vai tornar a alimentação mais agradável.”, indica a nutricionista Paola Lisboa.

A família é a peça mais importante na educação alimentar de uma criança. É preciso incentivar e promover uma alimentação saudável com os costumes que todo mundo tem em casa, ou seja, dando o exemplo! Outro segredo é começar essa boa alimentação quando eles ainda são bebês, moldando assim o paladar deles para aceitar legumes e frutas. Além de proporcionar um sistema imunológico mais forte e um corpinho nutrido, comer bastante vegetais vai prevenir um dos problemas que tem sido cada vez mais preocupantes na infância: a obesidade. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade infantil já atinge 15% dos brasileirinhos.

Confira algumas dicas que podem ajudar na alimentação infantil:

– Integre as crianças no preparo das refeições: “Ela se sente incluída, participa e, por vontade própria, tende a experimentar novos alimentos”, ressalta a Dra. Paola

– Pratos coloridos: peça sempre para a criança escolher cinco cores diferentes para comer – isso garante muitos nutrientes e faz a montagem do prato ficar mais interessante para os pequenos.

– Leve as crianças ao mercado, apresente os alimentos e ensine sobre eles – isso provoca curiosidade e incentiva na hora da ingestão.

– Introduza sempre novos alimentos na mesa! Alguns pais nem apresentam alimentos polêmicos como quiabo e berinjela porque acham que a criança não vai gostar, mas podem se surpreender com a reação sem preconceito dos pequenos. Se ele não gostar também não precisa desistir: ofereça de novo dentro de uma receita diferente.