Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
5 dicas de alimentação saudável para crianças!
Guia Culinário 22/05/2015

5 dicas de alimentação saudável para crianças!

Uma dieta balanceada e saudável é essencial para o bem-estar em todas as fases da vida. Durante a infância, quando o organismo está crescendo e se desenvolvendo, a alimentação tem um papel ainda mais importante. Na verdade, tanto na infância quanto na idade adulta, os princípios de uma vida saudável são os mesmos. Todo mundo precisa dos mesmos tipos de nutrientes – como minerais, carboidratos, gorduras e proteínas – no entanto, crianças precisam de diferentes quantidades de nutrientes específicos em diferentes idades.

Com as vitaminas, isso não é diferente. As crianças precisam dos mesmos tipos de vitaminas que os adultos para estarem saudáveis e se desenvolvendo da maneira correta. “A criança deve ter uma alimentação com frutas, legumes e cereais variados. Uma dieta monótona pode levar a deficiência de algumas vitaminas”, comentou a nutricionista Mabelle Vicente, da clínica Nutravie.

Com uma alimentação balanceada e colorida, geralmente uma criança conseguirá as quantidade ideais de cada nutriente. Os suplementos de vitaminas, na verdade, só devem ser usado em situações específicas quando não há possibilidade de atingir as recomendações através da alimentação ou a criança apresenta alguma doença que predisponha a sua deficiência. O mais importante é se preocupar com a dieta.

Segundo a especialista, dois tipos de vitaminas são “mais” importantes que as outras: as vitaminas A e D. Essa primeira é essencial para a visão e para a formação de um sistema imunológico forte e saudável. “O leite materno fornece a quantidade de vitamina A que as crianças precisam, nos seis primeiros meses de vida”. A vitamina D, por sua vez, tem sido muito relaciada com a saúde cardiovascular. Alguns estudos mostram que baixos níveis de vitamina D, podem estar associados a acidente vascular cerebral e enfarte agudo do miocárdio na vida adulta. Por isso estas são de extrema importância durante essa fase de crescimento.

5 dicas de alimentação para crianças!

Frutas e legumes de coloração alaranjada: alimentos como abóbora, laranja, manga e cenoura são ótimas fontes de vitamina A e devem ser incluídos na dieta.

Ovo: fonte de vitamina A e vitamina D, o ovo ainda é rico em proteínas. Além disso, o ovo é um aliado da saúde vascular e fornece minerais como Ferro, Zinco e potássio para o organismo.

Leite: conhecido por ser aliado contra a osteoporose – por ser uma importante fonte de cálcio – o leite ainda fornece boas quantidade de vitamina D.

Peixes de água salgada: além de fornecer ômega 3, a “gordura boa” que ajuda a controlar os níveis de colesterol, esses peixes são fontes de vitamina D.

Sol: pegar sol pode ajudar também nessa busca por uma vida saudável. Ele favorece a produção de calciferol (vitamina D) pelo organismo.

 

 

Produtos relacionados