Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cottage: O queijo aliado da boa forma. Descubra os seus benefícios para o corpo!
Guia Culinário 18/10/2016

Cottage: O queijo aliado da boa forma. Descubra os seus benefícios para o corpo!

Dentre os diversos tipos de queijos, se tem um que consegue unir saúde e nutrição em prol da nossa boa forma é o delicioso cottage! Com sabor levemente ácido e salgado, o alimento, conhecido por sua baixíssima quantidade de gorduras, é considerado uma das mais leves opções do mercado para quem busca o emagrecimento natural e, até mesmo, um corpo mais bonito, forte e definido.

Esse poder nutricional do cottage para o desenvolvimento físico deve-se ao fato de seu alto valor proteico (principalmente devido à presença de uma substância chamada cisteína) que ajuda na manutenção das massas magras presentes no corpo e facilita o ganho de massa muscular durante a prática de atividades físicas. “O cottage é um queijo de baixa caloria e, por ser rico em proteínas, promove saciedade, perda de peso e ganho de massa muscular, além de apresentar melhor digestibilidade que outros queijos”, destaca a nutricionista Carolina Xavier.

Quantidade de cálcio do queijo cottage também ajuda a fortalecer o corpo

Assim como todos os derivados do leite, o cottage é fonte nutricional de cálcio, um mineral essencial para o fortalecimento dos nosso ossos e bom funcionamento do organismo. Por isso, desde a infância, necessitamos de uma ingestão regular desse elemento para o crescimento e o desenvolvimento saudável do corpo, prevenindo problemas como a osteoporose, o raquitismo e outras complicações.

Além disso, o cálcio presente no queijo cottage é responsável também por regular os nossos batimentos cardíacos, auxiliando a coagulação do sangue e controlando os impulsos nervosos para limpar o organismo e combater a obesidade.

Queijo cottage e as suas mais variadas formas de consumo

Outro grande destaque do queijo é a sua versatilidade. Por ser muito suave, o seu sabor harmoniza bem com os mais diversos ingredientes, potencializando também os valores nutricionais. Um boa dica é acrescentá-la em saladas ou, até mesmo, adicionando-o à ervas, para acentuar seu gosto e, posteriormente, servi-lo em pães, torradas, sanduíches e até sopas. Veja, abaixo, 4 de nossas receitas que envolvem o queijo cottage para vocês fazer em sua casa!

– Creme de cottage com cookies e frutas vermelhas

– Canelone de frango e cottage

– Salada californiana

– Tartar de abobrinha e cottage

– Dip de iogurte e cottage

Como podemos fazer o queijo cottage em casa?

Para quem gosta de botar a mão na massa, ir para a cozinha e preparar o próprio alimento, o queijo cottage também é uma opção prática para fazer em casa. A Dra. Carolina Xavier disponibilizou uma receita leve e que trará muito sabor às suas refeições. Confira e experimente!

Ingredientes:

– 1 litro de leite semi desnatado

– Vinagre

– Sal a gosto

Modo de preparo: Leve o leite para ferver. Quando iniciar fervura e começar a subir, apague o fogo e vá adicionando o vinagre às colheradas, uma a uma, até que esse leite talhe. Evite colocar vinagre demais.