Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Compulsão alimentar na TPM é comum? 6 dicas para controlar a vontade de comer
Guia Culinário 24/05/2017

Compulsão alimentar na TPM é comum? 6 dicas para controlar a vontade de comer

A TPM vem e, com ela, aquela vontade louca, quase incontrolável, de comer tudo que aparece pela frente, não é? A denominada compulsão alimentar é extremamente comum nessa fase hormonal das mulheres, porém, e para o nosso bem, pode ser controlada com um dieta rica em nutrientes que proporcionam saciedade e equilíbrio do organismo. Saiba como lidar com esses momentos de fome excessiva!

Hormônios desregulados, irritabilidade, variações de humor e tantos outros sintomas marcam a tensão pré-menstrual da mulher. Dentre eles, a compulsão alimentar merece um destaque especial, já que esta pode contribuir com o desenvolvimento de outros distúrbios alimentares. Segundo a nutricionista Carolina Baliere, a compulsão é marcada por diversos indícios que podem parecer extremamente comuns no dia a dia:

“Inquietudes, pessoas que começam a comer de pedacinho em pedacinho até acabar todo alimento, vontade de comer doces, etc são alguns dos sintomas. A principal causa da compulsão alimentar pode ser alterada, pois o aumento da ansiedade, aumenta a compulsão, aumenta vontade de comer doces e as oscilações de humor. É possível combater utilizando alimentos como abacate, cacau, banana e grão de bico que são ricos em triptofano e vitamina B6”, explica a profissional.

Como combater a compulsão alimentar na TPM? Veja 6 dicas da nutricionista

1 – Faça atividades físicas: Quando movimentamos nosso corpo, praticando exercícios físicos regularmente, diminuímos o estresse cotidiano e a irritabilidade causada em tantos outros aspectos da nossa vida. Além disso, as práticas ajudam na liberação de serotonina, hormônio do bem-estar.

2 – Comer de 3 em 3 horas: Ter uma rotina alimentar é importante para evitar a gula nas próximas refeições. Tenha sempre uma fruta, barrinhas nuts, mix de frutas secas ou pequenas porções de cereais para comer no intervalo, assim, você não corre o risco de ficar muito tempo sem comer.

3 – Diminua a ingestão de carboidratos: Esses alimentos não proporcionam saciedade, além de aumentar a quantidade de gordura no corpo. Troque os carboidratos “ruins” pelos integrais, que são boas fontes de fibras alimentares e nutrem o organismo de forma mais eficaz.

4 – Invista nas proteínas: Os alimentos fontes de proteínas são responsáveis por aumentarem o nosso tempo de saciedade após a refeição, fazendo assim que aquela vontade incontrolável de comer não apareça tão frequentemente.

5 – Beba água constantemente: Hidratar nunca é demais! Nosso corpo precisa de bastante líquido para funcionar da maneira correta, e não é à toa que a recomendação é de cerca de 2L por dia, não é mesmo? Ademais, a água também ajuda a diminuir a sensação de inchaço comum nesse período e proporciona saciedade.

6 – Faça escolhas saudáveis: Comer chocolate não é proibido, o importante é não exagerar na porção e optar pelas versões menos calóricas. Está de TPM? Coloca um chocolatinho amargo na bolsa! Dá para ser saudável sem abrir mão dos alimentos que mais gostamos.