Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como liberar endorfina? Descubra 4 formas naturais para aumentar o seu prazer
Guia Culinário 19/01/2018

Como liberar endorfina? Descubra 4 formas naturais para aumentar o seu prazer

Prazer tem nome: endorfina. Essa substância, que ativa naturalmente as melhores sensações de humor, adrenalina e disposição no nosso corpo, é uma fonte fundamental para quem busca ter mais energia e motivação no dia a dia, melhorando também o nosso bem-estar físico e mental. Mas, você sabe realmente como liberar a endorfina ao seu favor e de maneira correta? Aprenda a “dosar” e aproveitar esse hormônio em suas atividades para a sua melhor qualidade de vida.

“Endo” (interno) + “Morfina” (analgésico) juntos significam endorfina. Em linhas gerais, essa substância é um neuro-hormônio produzido pela glândula hipófise e que é liberada pelo cérebro para a corrente sanguínea do corpo aumentando as produções de hormônios responsáveis por gerar energia e felicidade, como a adrenalina e o cortisol. Por isso, a endorfina age diretamente nos melhores sensações de humor, amenizando o estresse, a ansiedade e a depressão.

Contudo, como tudo na vida, o equilíbrio é essencial. Por ser um substância que altera bastante o nosso estado físico e mental, muitas pessoas acabam se tornando “reféns” da endorfina e buscam de qualquer maneira aumentar essa produção no organismo. O ideal sempre é, através de atividades saudáveis e reguladas, deixar que a endorfina seja um complemento natural para a sua motivação. Veja, abaixo, as melhores maneiras de liberar a endorfina no dia a dia.

4 formas naturais para liberar a endorfina no organismo

Alimentação: Um plano alimentar equilibrado e natural é essencial para regular o organismo e deixar o corpo apto para receber os melhores nutrientes. Dentre os ingredientes mais importantes para realçar a endorfina e liberar essa substância são os alimentos fontes de proteína, como como carnes, ovos e leites e seus derivados, que possuem boas quantidades de serotonina, outro neuro-transmissor que eleva as sensações de prazer e bem-estar.

Além disso, nós podemos citar alimentos como a pimenta, o mel e o chocolate, que trazem prazer ao paladar e aguçam os hormônios da endorfina no corpo.

Exercícios físicos: É a forma mais natural de estimular a endorfina no organismo. Quando praticamos alguma atividade esportiva, o nosso cérebro eleva as suas funções e libera mais neuro-transmissores para a corrente sanguínea. Com isso, todos os hormônios relacionados às sensações de prazer, como a endorfina, a serotonina, a dopamina e a ocitocina, são potencializados no momento do exercício, trazendo prazer e motivação para superar os limites.

Todas as atividades servem para liberar a endorfina, porém as mais praticadas são: corridas, caminhadas, andar de bicicleta e natação. Os esportes de raquete, como tênis, squash e beachtennis também são ótimas alternativas.

Socializando: De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, as práticas sociais e atividades em grupo também refletem e muito na produção de endorfina em nosso organismo. Além de observar pontos diferentes da vida, as companhias ajudam a relaxar a mente, ampliar o conhecimento e gerar motivação.

Pensamentos positivos: O mesmo estudo comprova a eficácia da endorfina para controlar dores, sejam físicas ou emotivas. Por isso, quando passamos a encarar os problemas da vida de forma positiva, bem humorada, essa substância cresce no organismo, trazendo naturalmente a paz interior, combatendo a ansiedade e a depressão.