Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como envelhecer com saúde? 5 passos para conquistar a sua vida na terceira idade
Guia Culinário 28/09/2017

Como envelhecer com saúde? 5 passos para conquistar a sua vida na terceira idade

A vida passa rápido, o tempo voa e tudo muda, dia após dia. Chegar à terceira idade é a certeza disso e uma prova de que, para aproveitarmos cada momento, é preciso respeitar os limites do nosso corpo e cuidar bem da saúde. Por isso, cada vez mais, a expectativa de vida das pessoas aumenta, junto às sensações de bem-estar, conforto e qualidade de vida. Veja como simples mudanças de hábitos iniciados desde agora podem ajudar no futuro.

Os prós e contras da terceira idade são bem conhecidos: se, por um lado, o corpo naturalmente enfraquece, o organismo desacelera e, muitas vezes, a cabeça começa a falhar, em contrapartida, as experiências e sabedorias de vida são garantias de amadurecimento e autoconhecimento. Então, por que não usar essas virtudes ao nosso favor? Segundo a nutricionista Sheila Basso, o primeiro passo para se ter uma vida saudável na terceira idade é manter uma alimentação equilibrada e nutritiva, suprindo as necessidades comuns dessa faixa etária:

A alimentação da pessoa idosa segue, de maneira geral, os mesmos princípios de dieta saudável recomendada a todas as pessoas adultas. No entanto, é importante redobrar os cuidados quanto às escolhas, preparos e combinação de alimentos, de maneira a garantir sua adequação e boa aceitação”, analisa a nutricionista.

Quais são os alimentos mais indicados para a terceira idade?

Segundo Sheila Basso, os alimentos ricos em cálcio, como leites e seus derivados, são extremamente necessários para combater a osteoporose, doença muito comum durante o envelhecimento natural do organismo. “O cálcio ajuda no fortalecimento dos ossos. Já as carnes, as aves, os peixes e os ovos são ricos em proteínas e minerais, importantes para o organismo. Quanto mais variada e colorida for a alimentação, mais equilibrada e saborosa ela será”, completa a profissional.

5 mudanças de hábitos necessárias para aproveitar a terceira idade

1 – Mantenha o corpo ativo: Praticar esporte é fundamental na terceira idade. As atividades físicas regulares, seja musculação, caminhada, corrida, spinning, etc, fortalecem os músculos e ossos do corpo e ainda auxiliam em funções do organismo, prevenindo, por exemplo, doenças cardiovasculares e problemas respiratórios.

2 – Trabalhe sua mente: Exercitar o cérebro melhora a capacidade de concentração e ativa a memória, essa naturalmente cansada de tantos anos. Além disso, trabalhar a mente, seja lendo um livro, fazendo palavras cruzadas ou jogando xadrez, ajuda a prevenir doenças, como o Mal de Alzheimer, e amplia as funções cognitivas.

3 – Faça exames de rotina: A terceira idade vai dando sinais ao longo do tempo e precisamos estar atentos a cada um deles. Por isso, desde cedo, não deixe de visitar o seu médico e fazer o check-up completo. Alguns exames passam a ser incluídos de acordo com o avanço da idade, como a mamografia, por exemplo, que passa a ser exigida após os 30 anos, e o exame de próstata, a partir dos 40.

4 – Não perca tempo: A aposentadoria é um dos fatores mais associados à ociosidade na terceira idade. Por isso, aproveite os tempos livres para produzir, buscar algum hobby… Afinal, nunca é tarde para aprender!

5 – Cuide dos laços afetivos: Família, amigos, amores… Todas as pessoas que são importantes para a nossa vida, queremos cada vez mais perto de nós. O vínculo afetivo se torna essencial para todo o meio que vivemos, inclusive para a saúde. O amor faz bem, ajuda na produção de energia, diminui os níveis de estresse e deixa as pessoas mais realizadas.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A profissional disponibiliza sua página no Facebook para contato: Benvenutri