Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Leia mais! Entenda 4 razões da leitura ser um hábito tão bom para o cérebro!
Movimente-se 24/02/2017

Leia mais! Entenda 4 razões da leitura ser um hábito tão bom para o cérebro!

Seja em seu cantinho predileto da casa, na praia à beira-mar, no campo embaixo de uma árvore, deitado em uma rede ou, claro, na biblioteca, ler é um dos hobbies mais comuns da cultura mundial. Além disso, se entregar a uma boa história e se dedicar à leitura de um livro nas horas vagas pode ser mais benéfico do que você imagina! A prática pode ajudar no bom desenvolvimento das funções cerebrais e ajudar a instigar a imaginação do leitor!

Ler faz bem, muito bem, afinal, é durante a leitura que podemos desenvolver boa parte das nossas capacidades cerebrais e, melhor, estimulá-las naturalmente. Segundo Jerusa Smid, neurologista e secretária do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Academia Brasileira de Neurologia, as pessoas que possuem esse hábito estão em contante construção de novos caminhos no cérebro:

“A leitura é um processo de alta demanda cognitiva. Pessoas alfabetizadas desenvolvem diversas redes neuronais, que são estimuladas e ampliadas com o processo contínuo da leitura. Existem diversos estudos que mostram que pessoas analfabetas têm maior chance de desenvolver quadros de demência, como por exemplo a doença de Alzheimer. Isso se deve ao que chamamos de reserva cognitiva. O indivíduo com maior reserva cognitiva apresenta maior resistência aos processos patológicos que trazem prejuízo cognitivo, ou seja, maior capacidade de lidar com um processo de doença no cérebro”, explica a profissional.

4 benefícios da leitura para o cérebro

1 – Ativa a memória: Quando estamos lendo, memorizamos os personagens, as características de cada um deles e no decorrer da leitura guardamos essas informações até o fim da história. Todo esse processo faz com que a memória seja sempre estimulada e fique ativa.

2 – Melhora a capacidade de concentração: Quando estamos lendo, todo o nosso cérebro está voltado para a história, isso faz com que a nossa concentração seja trabalhada, beneficiando outros âmbitos da nossa vida, como o trabalho e os estudos, por exemplo.

3 – Mantém o cérebro lúcido: A literatura torna o nosso cérebro ativo como um todo, atuando nas funções cognitivas, diminuindo o estresse e diminuindo os riscos das doenças cerebrais. Além disso, quando adquirimos o hábito de ler quando jovens, a chance de ter uma velhice mais saudável aumenta consideravelmente.

4 – Estimula a criatividade: São tantas histórias, contos e personagens que se torna impossível não imaginar as cenas, os lugares e as características físicas de cada um dos participantes. Toda essa criatividade também é usufruída para desenvolver a escrita e até aprimorar o seu vocabulário.

A Dra. Jerusa Smid destaca que maior benefício de ler é a longo prazo: “É um hábito que devemos ter desde cedo na vida (o quanto antes) e manter para sempre”, indica a médica.

Outras atividades que podem ajudar nas funções cerebrais

Além da leitura, que a Dra. Jerusa Smid ressalta que deve ser um hábito diário e permanente, outras atividades podem contribuir com o bem-estar do nosso cérebro e melhorar as nossas funções cognitivas: “Aprender novas habilidades (como um novo idioma, tocar um instrumento musical), jogos de tabuleiro, palavras cruzadas e exercício físico aeróbico regular”, finaliza a neurologista.