Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 14/09/2016

Como congelar os vegetais? Veja as melhores formas para armazenar os alimentos

Um dos principais fatores que contribuem para a qualidade dos alimentos é a forma de armazená-los no refrigerador. No grupo dos vegetais, por exemplo, existem diversas técnicas de congelamento que geram sobrevida aos ingredientes, deixando-os aptos para serem consumidos e reutilizados sem que, para isso, percam suas principais características nutritivas e, claro, de sabor.

De acordo com uma pesquisa da “Birds Eye”, uma empresa americana especializada em vegetais congelados, entre o caminho inicial da colheita até o fornecedor, mais o tempo que ficam expostos nos supermercados, em cerca de duas semanas esses vegetais perdem entre 10% e 45% dos seus nutrientes. Por isso, quando congelamos um legume, por exemplo, naturalmente há uma eliminação de microrganismos na superfície do alimento. Com esse procedimento os vegetais mantêm suas cores, sabores e texturas, além dos nutrientes por muito mais tempo.

Qual é o melhor procedimento para congelar vegetais?

Entretanto, para congelar os vegetais, é necessário saber manuseá-los. Eles precisam estar extremamente limpos e descascados. Devem ser escaldados em água fervente ou no vapor, nunca deixar cozinhar totalmente e logo que retirar, mergulhar em água com gelo, com ajuda de um escorredor, dando assim, um choque térmico, em um processo denominado “branqueamento”.

Procedimento básico – Congele os vegetais em porções pequenas, em sacos plásticos, tirando o máximo de ar possível. Nunca use o papel-alumínio para embalar, pois ele grudará no alimento. Para descongelar pode levar direto ao forno micro-ondas, sabendo que terá que cozinhar mais, já que eles sofreram apenas um préaquecimento.

OBS: Na verdade, todos os vegetais deveriam ser congelados após a colheita, mas como isso não é possível, porém, há alguma exceções como o tomate, o rabanete e o pepino. Já a batata, por exemplo, não pode ser congelada crua, pelo excesso de amido que ela contém. Veja abaixo uma lista completa de como armazenar cada alimento no freezer.

Vegetal por vegetal, veja como armazená-los no freezer

– Abóbora: Corte em pedaços e deixe cozinhar por 2 minutos. Ela pode ficar por até 6 meses armazenada.

– Abobrinha: Corte em rodelas ou em pedaços e congele crua. Pode ficar armazenada por até 6 meses.

– Acelga: Pique e branqueie a parte verde. Deixe cozinhar por 2 minutos. Já a parte branca, corte em pedaços e congele crua. Pode ficar por até seis meses congelada.

– Beterraba: Corte em rodelas e deixe cozinhar por 8 minutos. Pode ficar refrigerada por 8 meses.

– Berinjela: Cortar em rodelas de 1 cm e cozinhe por 4 minutos. Pode ficar armazenada por 8 meses.

– Brócolis: Deixar de molho por 10 minutos, em água com vinagre, e cozinhe, por 3 minutos, com água e sal. Fica armazenada por 12 meses.

– Cebola: Picada ou em rodelas, também pode ser congelada crua ou cozinhada por 2 minutos. Fica até 10 meses no freezer.

– Cenoura: Em rodelas ou cubos, branqueie de forma ralada. Pode ser armazenada crua ou cozinhe por 3 minutos. Fica 10 meses no freezer.

– Cogumelo: Deixe de molho por 5 minutos em água, limão e sal. Cozinhe de 3 a 5 minutos. Pode ficar armazenado em até 6 meses.

– Couve: Corte bem fina e jogue água fervente em cima. Dura até 6 meses.

– Couve-flor: Separe os buquês e cozinhe por 3 minutos com limão. Fica 8 meses na geladeira.

– Espinafre: Em folhas ou picado, cozinhe por 2 minutos. Fica 12 meses congelado.

– Mandioca: Apenas descascar e cortar. Não precisa branquear. Fica 6 meses na geladeira.

– Mandioquinha: Apenas descascar e cortar em pedaços. Cozinhe por 3 minutos. Dura 6 meses.

– Milho em espiga: Escaldar as espigas inteiras. Cozinhe por 5 minutos. Dura 8 meses.

– Milho em grãos: Cozinhe por 2 minutos. Dura 8 meses.

– Pimentão: Corte, tire as sementes e congele cru. Fica por 12 meses congelado.

– Quiabo: Cozinhe por 2 minutos. Dura 6 meses.

– Repolho branco ou roxo: Separe as folhas e cozinhe por 2 minutos. Dura 6 meses.

Vagem: Cozinhe por 2 minutos. Dura 12 meses no freezer.