Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Comida vegetariana ou vegana é cara? Conheça mitos e verdades sobre essas dietas
Guia Culinário 02/05/2018

Comida vegetariana ou vegana é cara? Conheça mitos e verdades sobre essas dietas

Parar de comer carne não significa ter que abrir mão de uma alimentação saborosa, não é à toa que o vegetarianismo possui cada vez mais adeptos. Mas quando falamos de veganismo muita gente acaba ficando em dúvida, pois nessa dieta não há o consumo de nenhum produto de origem animal. Pois é, esqueça ovos, leite e seus derivados. E sem esses ingredientes será que a alimentação não fica mais enfraquecida? Não! Isso se trata apenas de uma dessas falsas histórias que escutamos quando falamos da alimentação vegana. Para tirar as suas dúvidas sobre o assunto, nós separamos 5 mitos e verdades sobre vegetarianismo e veganismo:

Dieta vegana e vegetariana possui um gosto ruim: Mito

Você já parou para pensar que os temperos que utiliza para dar mais sabor a uma comida não possuem origem animal? Sejam eles apimentados ou não, a verdade é que um prato só fica com aquela sensação de não ter gosto quando os condimentos não foram realmente bem aproveitados. Por isso, essa ideia de que as dietas vegana e vegetariana desagradam o paladar não passa de um boato de quem nunca comeu um prato sem produtos de origem animal realmente gostoso.

Ser vegetariano ou vegano é muito caro: Mito

Durante um tempo as pessoas acreditavam que era preciso gastar muito dinheiro para substituir a carne por outros produtos sem origem animal. Isso porque não existiam muitos livros de receitas destinados a essas pessoas, e quando era possível encontrá-los eles em geral mostravam pratos mais elaborados. Hoje, é fácil achar receitas destinadas a esse público. Afinal, alimentos naturais não são tão caros assim e podem render muito mais que produtos industrializados. É o caso, por exemplo, do macarrão de legumes, que hoje é consumido por pessoas de diferentes dietas. Na hora do café da manhã ou do lanche também não é difícil encontrar opções simples, saudáveis e indicadas a veganos e vegetarianos.

Dietas veganas e vegetarianas são boas para a saúde: Verdade

Quando falamos em alimentação saudável em geral nos referimos a uma dieta rica em ingredientes mais naturais, preferencialmente orgânicos, e com menos produtos industrializados. Isso significa necessariamente que veganos e vegetarianos vão evitar as opções menos indicadas? Não, mas a chance de isso ocorrer é maior. Isso porque há diversos produtos que não devem ser consumidos por veganos, já que utilizam em sua fórmula ingredientes com origem animal, como é o caso da gelatina ou do mel. Com isso, essas pessoas acabam priorizando preparar receitas em casa, o que é sim muito benéfico para a saúde.

Vegetarianos e veganos possuem uma vida mais saudável: Mito

Não é porque essas pessoas se alimentam melhor de uma forma geral que seu estilo de vida é saudável. Afinal, para isso é preciso diversificar a alimentação, algo que parece simples, mas que muitos não fazem por não gostarem de determinado legume, verdura ou fruta. Além disso, também é preciso praticar algum exercício físico com regularidade para possuir uma vida verdadeiramente saudável. Por fim, não adianta ser vegetariano e beber e fumar, pois os malefícios dessas drogas não serão atenuados pela sua dieta, por melhor que ela seja.

Crianças podem ser vegetarianas ou veganas: Verdade

Embora muitos vegetarianos e veganos tenham medo de oferecer suas dietas a seus filhos não há nenhum estudo que comprove que a ausência de carne animal é maléfica para o organismo. Ao mesmo tempo, não basta simplesmente não oferecer carne para a criança, pois ela poderá desenvolver diversos problemas devido a ausência de proteína. É preciso, portanto, que ela tenha um acompanhamento com um nutricionista para que ele defina uma dieta saudável, equilibrada e que não vá causar nenhum problema para o pequeno.