Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Conheça 4 técnicas de massagens que relaxam e trazem benefícios à saúde!
Movimente-se 30/08/2016

Conheça 4 técnicas de massagens que relaxam e trazem benefícios à saúde!

Quem não gosta de receber uma boa massagem? Não há nada mais agradável do que relaxar o corpo, os músculos, tão estressados e exaustos com a correria do dia a dia. Não importa qual for a técnica, a prática ajuda a amenizar tensões e dores locais, além de garantir o bem-estar, melhorando a saúde como um todo! Confira 4 tipos de massagens e os seus benefícios para as nossas vidas.

Os benefícios das massagens vão muito além do relaxamento. Elas se estendem de questões que vão da melhora do nosso sistema imunológico ao combate da depressão. Quando as técnicas são aplicadas, o nosso organismo, de forma natural, reduz a liberação do cortisol, o hormônio do estresse, possibilitando o relaxamento físico e emocional. Além disso, os movimentos suaves das mãos na estrutura do corpo, também estimula a produção do hormônio ocitocina, que ajuda a combater a tensão muscular e estabilizam a pressão arterial. A massoterapeuta Angela Cristina D’Ambrosio analisa a importância de uma boa massagem para a nossa qualidade de vida:

“A massagem proporciona o relaxamento físico e mental, elimina as toxinas do corpo, alívio de dores, ajuda a ter um sono tranquilo, combate a depressão e nos dá a sensação de bem-estar”, explica a profissional, apresentando, 4 práticas de massagens de grande eficácia para o corpo. Confira!

4 tipos massagens para relaxar seu corpo

1 – Do In: Auto massagem: É uma técnica milenar chinesa. Consiste em pressionar alguns pontos do corpo, trabalhando juntamente com a função respiratória, proporciona alívio imediato de dores e tensões.

2 – Massagem termodinâmica: Técnicas que usam pedras (vários tipos) em determinados pontos que proporcionam relaxamento e alívio de dores e tensões. As pedras são usadas pelos terapeutas no lugar das mãos.

3 – Reflexologia: Esse método está, literalmente, ao alcance das mãos. É prático, eficiente, consegue alívio imediato para vários problemas, desde respiratórios, coluna, cólicas ou apenas para dar uma relaxada. Consiste em massagear determinados pontos nos pés e a compressão com a poupa dos dedos. Proporciona bem-estar e diversos benefícios para a saúde, como, por exemplo, o alívio dos problemas digestivos e intestinais, enxaquecas e insônia.

4 – Massagem relaxante e antiestresse: O poder das mãos em técnicas de massagem sobre o corpo para alivar as tensões, relaxamento e até curar enfermidades. Quando aplicada com a finalidade de relaxamento, permite reduzir as tensões e o estresse que provocam dores e cansaço, fatores que prejudicam a capacidade de enfrentar as atividades do dia a dia.

Os cuidados com a massagem em casa

Quando nos queixamos de alguma dor ou mesmo o cansaço, procuramos o companheiro solidário para nos fazer uma massagem e é claro que são sempre bem-vindas. Mas, tenha cuidado, algumas partes do corpo que não devem ser massageadas de qualquer forma, principalmente se houver alguma lesão ou inflamação. São elas: face anterior do tórax, pescoço, abdomen e plantas dos pés, já a parte posterior do tronco é a mais indicada para recebermos tais manobras, de forma suave. Além disso, caso esteja sentindo dores constantes e incômodos no corpo, procure um profissional para que o problema não se estenda.