Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 05/09/2016

Bebidas quentes ou bebidas frias? Tanto faz! O importante é hidratar. Veja dicas

Bebidas quentes ou frias? Qual forma você prefere tomar? De certo, os líquidos devem estar sempre presentes em nossa hidratação do dia a dia, pois, independente da temperatura ingerida, os seus benefícios são fundamentais à vida! Por isso, seja para refrescar em períodos mais calorosos ou para esquentar o corpo em estações amenas, confira 4 opções de bebidas quentes e 4 geladas que podem fazer parte do seu cotidiano durante todo o ano!

Pode ser na forma de sucos, shakes e vitaminas, chás… Há uma gama de bebidas que devem ser incluídas no decorrer do nosso dia. De maneira geral, quando ingerimos esses líquidos, naturalmente, o organismo responde da melhor maneira, equilibrando a temperatura corporal e auxiliando as funções dos órgãos, como, por exemplo, a lubrificação das articulações, para desintoxicar o organismo e transportar oxigênio e compor as nossas células. Abaixo, a nutricionista Daniella Chein nos apresenta boas opções de bebidas, tanto quentes quanto geladas, para a nossa rotina:

Sugestões de bebidas frias

Conhecidas por refrescarem o nosso organismo e acelerarem o metabolismo, as bebidas frias ou geladas são as favoritas em dias quentes. Além de hidratar, elas podem ser nutritivas e trazerem benefícios para o corpo. Confira:

1 – Água: Está sempre no topo da lista e não é para menos, durante o dia perdemos líquido em qualquer atividade, pela transpiração, suor, saliva, urina e fezes, a ausência do líquido pode causar a desidratação que nos leva à diversos problemas, tais como: vômitos, diarreia, náuseas e febre, podendo acarretar outras doenças. Por isso, nada como uma água fria ou gelada em diversos momentos do nosso dia. Uma boa alternativa também é a água de coco, como citou a nutricionista.

2 – Suco de frutas: Seja de laranja, limão, goiaba ou qualquer outra fruta de sua preferência, os sucos além de repor os níveis de água, também são responsáveis por incluir nutrientes no organismo. Elas são fonte de fibras alimentares, vitaminas A B e C, além de minerais que agem em prol do nosso bem-estar.

3 – Isotônicos: Ideal para quem pratica atividades físicas, os isotônicos ajudam a repor os nutrientes perdidos durante as práticas. São boas fontes de carboidratos e sais minerais para o nosso organismo.

4 – Iogurte: Fonte de proteínas, cálcio e potássio, os iogurtes são bem versáteis e são facilmente acrescidos como lanches ou café da manhã. “Iogurtes contêm bactérias probióticas, que em contato com a mucosa intestinal favorecem a proliferação de microorganismos e atuam promovendo o equilíbrio da flora intestinal, inibindo a colonização de bactérias”, explica a profissional.

Sugestões de bebidas quentes

São mais procuradas no inverno ou na hora do descanso, visando o relaxamento do corpo. Elas trazem sensação de aconchego e tranquilidade, além de variarem nos nutrientes ingeridos. Confira:

1 – Café: O querido e topo da lista é o nosso famoso “cafezinho”, ele atua na prevenção de diversos tipos de câncer, tais como: cólon, próstata, mama e pele. Além disso, ele é responsável por melhorar o nosso humor, possui poucas calorias, previne a prisão de ventre e é rico em antioxidantes que atuam em prol do nosso sistema imunológico.

2 – Chocolate: Nada como um chocolate quente antes de dormir, não é? Típica do inverno, a bebida é rica em cálcio, antioxidantes e flavonoides que previnem o envelhecimento precoce das células e beneficia a saúde dos ossos.

3 – Chás: “O melhor é tomar quente, pois a diluição em água fria ficaria prejudicada, além de ser mais prazeroso degustar a bebida quente”, indica a nutricionista. Uma grande vantagem dos chás é a sua variedade de sabores, chá verde, hibisco, chá de camomila, hortelã, canela e etc.

4 – Água quente com limão: Para os seguidores de dietas e estão em busca de emagrecimento, é comum ouvir falar que toma água com limão pela manhã. Segundo a nutricionista, a bebida ajuda a eliminar as toxinas do corpo e previne infecções.

* Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.