Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Alimentos de maio: alho-poró, rabanete, salsa… Veja 8 hortaliças desse mês!
Guia Culinário 02/05/2017

Alimentos de maio: alho-poró, rabanete, salsa… Veja 8 hortaliças desse mês!

Maio chegou! O tradicional mês das noivas e dos trabalhadores é também época de ótimos alimentos para a nossa saúde. E, dentre as principais opções da safra, destacam-se as hortaliças, legumes e verdura que podem e devem fazer parte integral das nossas dietas do dia a dia, com sua grande versatilidade gastronômica que deixam qualquer prato mais colorido e equilibrado.

Alho-poró, erva-doce, salsa… As hortaliças possuem um quadro nutricional grandioso, ajudam a tornar o nosso corpo mais nutrido e ainda combinam com praticamente tudo na cozinha. E, quando consumimos esses ingredientes em seus períodos de safra, é uma garantia de ter alimentos saudáveis e mais naturais à sua mesa, como explica a nutricionista Luciana Novaes:

“No período da safra é o período adequado para o plantio e a colheita do alimento. Com isso, nesse período, as hortaliças, frutas e legumes estarão mais saborosos, com mais nutrientes e como a colheita também é maior, eles costumam estar com os preços mais acessíveis”, completa a profissional destacando os principais alimentos e seus benefícios para o mês de maio:

8 hortaliças destaques para o mês de maio

1 – Alho-poró: Versátil, saboroso e fonte de importantes nutrientes para o nosso bem-estar, tais como ferro, vitamina C e A. “É vaso dilatador, diurético, auxilia no controle da pressão arterial e ajuda na prevenção de resfriados”, explica Luciana Novaes.

2 – Almeirão: Rico em potássio, cálcio, fósforo, ferro, zinco, manganês, magnésio e vitaminas A, do complexo B e C, a hortaliça possui efeito anti-inflamatório, alivia dores musculares, é diurético e também ajuda a reduzir ansiedade e induz ao sono.

3 – Erva-doce: Fonte de vitaminas A e C, além dos minerais cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e fósforo, a erva doce é versátil e auxilia no alívio de cólicas intestinais e prisão de ventre. Estimula o apetite, melhora a digestão e melhora os problemas respiratórios, diminuindo a tosse.

4 – Louro: É rico em vitaminas A, C, D e do complexo B, além de possuir minerais como o cálcio, ferro, potássio e magnésio. “É excelente para melhorar a salivação e a digestão. Também alivia congestionamento em resfriados”, analisa a nutricionista.

5 – Moyashi: É um broto de feijão feito a partir da técnica de germinação. “Rico em vitaminas do complexo B e vitamina C, além de cálcio, fósforo e ferro, o broto combate os radicais livres, auxiliam no funcionamento do intestino e ajudam o processo de desintoxicação do organismo”, ressalta Luciana.

6 – Nabo: A hortaliça é fonte substâncias que tornam o nosso organismo saudável, aumentam a nossa imunidade, diminui a pressão arterial, é vaso dilatador e atua no controle do colesterol. É rico em potássio, manganês, magnésio, fósforo, zinco, ferro, vitaminas do complexo B, C, E e K, além das fibras alimentares.

7 – Rabanete: Possui potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre, zinco, vitaminas do complexo B, C e K em sua composição nutricional. “É diurético, auxilia no controle da pressão arterial, possui substâncias antioxidantes, auxilia na prisão de ventre e aumenta a produção de bile auxiliando na digestão de gorduras”, ressalta a especialista.

8 – Salsa: A famosa salsinha, dona de um sabor refrescante e perfeita para diversas composições, possui efeito diurético, é anti-inflamatória e ajuda no controle da pressão arterial. Rica em ferro, potássio e vitamina C, a hortaliça ainda atua no alívio da prisão de ventre e da flatulência, além de ser desintoxicante.

Mais alimentos de maio – Espinafre, abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, beterraba, cará, cenoura, chuchu, inhame, jiló, mandioca, mandioquinha, repolho também estão entre os alimentos do quinto mês do ano. Além das frutas, abacate, banana-maçã, caqui, kiwi, jaca, maçã, pera, tangerina (ou mexerica) e os pescados, bagre, bonito, cavalinha, lambari, linguado, tainha, traíra.

Como escolher as melhores hortaliças nas feiras e supermercados?

A nutricionista ressalta que alguns cuidados são importantes e fundamentais para comprarmos as melhores hortaliças: “Veja se as folhas estão firmes, com a coloração bem verde ou própria do alimento (folhas amareladas ou partes murchas mostram que a hortaliça está velha), sem manchas e partes escuras, sem marcas de mordidas de insetos”, alerta a profissional.

Recomendação de consumo – “Como são ricos em fibras, não devem ser consumidos em excesso para não atrapalharem a absorção dos nutrientes de outros alimentos. Um prato de sobremesa de 1 a 2 vezes ao dia já será o suficiente. Podem ser consumidos em preparações, saladas, sucos, aumentando o sabor dos pratos e deixando eles mais ricos nutricionalmente”, finaliza a nutricionista.