Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
A alimentação salgada dos bebês: Quando começar?
Guia Culinário 13/01/2015

A alimentação salgada dos bebês: Quando começar?

Um eterno dilema que aflige a maioria das mães (principalmente as de “primeira viagem”) é sobre a alimentação correta de seus filhos, depois de se alimentarem exclusivamente do leite materno, a partir dos seis meses de vida. Nesse período de transição, a criança carece de nutrientes que o leite materno não possui, principalmente o ferro. Uma nutrição adequada refletirá diretamente no desenvolvimento físico e na formação corporal do bebê.

Hoje, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o indicado é que as crianças amamentem pelo menos até 2 anos, pois, até essa idade, o leite materno continua sendo uma rica fonte de nutrientes, especialmente de proteínas, gorduras e vitaminas, além de uma excelente proteção à doenças infecciosas. No entanto, aos seis meses, a criança está apta a conhecer novos hábitos alimentares, novos sabores, cores, texturas e aromas.

Segundo a nutricionista, Duane Amorim, após os seis meses, a alimentação complementar do bebê deve prover suficientes quantidades de água, energia, proteína, gordura, vitaminas e minerais, por meio de alimentos seguros e agradáveis ao paladar das crianças, em três refeições diárias, sendo duas papas de frutas e uma salgada. A partir do sétimo mês, deve-se introduzir uma segunda papa salgada (arroz, feijão, carne, legumes e verduras).

“Entre os seis e doze meses de vida, a criança necessita se adaptar aos novos alimentos, cujos sabores, texturas e consistências são muito diferentes do leite materno. Durante essa fase não é preciso se preocupar muito com a quantidade de comida ingerida, o mais importante é proporcionar a introdução lenta e gradual dos novos alimentos para que a criança se acostume aos poucos”, disse a nutricionista, enfatizando alguns pontos básicos de uma alimentação correta para a formação dos hábitos alimentares da criança.

“É importante estimular o consumo de alimentação básica e alimentos regionais, como arroz, feijão, frutas, legumes e carnes. A carne, por exemplo, é importante fonte de ferro, nutriente que falta ao leite materno. A mãe deve insistir na utilização de miúdos, pelo menos uma vez por semana, especialmente fígado de boi”, destacou.

Cardápio para a alimentação de bebês


De 06 a 07 meses

Aleitamento materno livre

1 papa de frutas / meio da manhã

1 papa salgada / final da manhã

1 papa de frutas / meio da tarde

De 07 a 08 meses

1 papa de frutas / meio da manhã

1 papa salgado / final da manhã

1 papa de frutas / meio da tarde

1 papa salgada / final da tarde

De 08 a 12 meses

1 papa de frutas / meio da manhã

1 refeição pela manhã (mingau ou leite batido com fruta)

1 refeição básica da família / final da manhã

1 fruta

1 refeição básica da família / final da tarde

Receita: Papa de mandioca, brócolis, beterraba e fígado

Ingredientes:

– ½ de mandioca média (150 g)
– 2 ramos de brócolis
– 2 fatias de beterraba
– 2 colheres de sopa cheias de fígado picado (50 g)
– 1 colher pequena de óleo
– 1 colher de café rasa de sal
– 1 colher de chá de cebola ralada
– 1 colher de chá de cheiro verde picado

Modo de preparo:

Descascar a mandioca e a beterraba e cortá-las em pedaços pequenos. Lavar bem o brócolis e picar. Colocar o óleo em uma panela pequena e refogar a cebola. Colocar os pedações de mandioca, beterraba e fígado. Acrescentar o cheiro verde e dois copos de água. Deixar cozinhar até que a mandioca e a beterraba fiquem macias. Antes de a água secar, adicionar os brócolis picados. Quando a papa estiver com consistência pastosa e com pouca água, desligar.