Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Zinco: para que serve o mineral e onde encontrá-lo
Guia Culinário 25/01/2022

Zinco: para que serve o mineral e onde encontrá-lo

Os sais minerais cumprem várias funções importantes no organismo: contribuem para a síntese de proteínas, para a produção de hormônios, fortalecem os sistemas nervoso, imunológico, respiratório e trazem diversos outros benefícios à saúde. O zinco, em especial, é um tipo de sal mineral essencial – isto é, ajuda a manter as funções vitais e deve estar presente na alimentação diária de todos. Quer saber mais sobre os benefícios do zinco, suas funções no organismo e os principais alimentos fontes desse nutriente? É só continuar lendo!

Zinco: para que serve esse sal mineral

O zinco cumpre várias funções importantes no organismo, sabia? Para começar, ele apresenta forte ação anti-inflamatória e atua como componente estrutural – faz parte da estrutura de proteínas e membranas celulares. Diversas enzimas, inclusive, precisam do zinco para realizar reações químicas que são essenciais para o metabolismo.

Quando consumido regularmente, o zinco cumpre outras funções fundamentais: garante a síntese de hormônios, contribui para a digestão e absorção de nutrientes, aumenta a fertilidade, a reprodução celular, fortalece os músculos, o sistema imunológico e ainda protege as células contra o estresse oxidativo. Não é pouca coisa, né?

Quais são os reais benefícios do zinco para o organismo?

Por ser um mineral que cumpre diversas funções, o zinco é um micronutriente que traz muitos benefícios à saúde. Quando em carência no organismo, por exemplo, pode até desencadear deficiências no sistema imunológico, desequilíbrio hormonal, sintomas de diarreia e fraqueza.

Por isso, inclusive, é muito importante consumir alimentos que contêm zinco no dia a dia. A RDA (Ingestão Diária Recomendada) de zinco nos Estados Unidos, por exemplo, é de 8 mg para mulheres e 11 mg para homens. Ao manter esse consumo regular, é possível garantir uma série de benefícios para a saúde:

Zinco fortalece sistema de defesa do corpo

Assim como a vitamina C e outras substâncias antioxidantes, o zinco é considerado um dos principais nutrientes para fortalecer o sistema imunológico. Ele estimula, por exemplo, a atividade da glândula timo – órgão no qual ocorre a maturação dos linfócitos T, que são células de defesa do corpo bem importantes. Por isso, para prevenir gripes, resfriados e manter o organismo sempre fortalecido, é indispensável consumir zinco no dia a dia.

Tem ação anti-inflamatória, antioxidante e cicatrizante

Outro diferencial do zinco é que ele cumpre uma espécie de função medicinal no organismo: atua como anti-inflamatório natural e antioxidante – ou seja, evita a oxidação das células e, consequentemente, o envelhecimento precoce.

Esse tipo de mineral também ajuda a acelerar o processo de cicatrização, sendo importante para quem está em fase pós-operatória ou precisa tratar alguma ferida específica.

Alimentos com zinco são ótimos para a saúde cardiovascular

Por ter uma forte ação antioxidante e anti-inflamatória, o zinco é considerado um grande aliado do coração. Vale destacar que alimentos fontes de zinco, inclusive, como carnes magras, são ricos em ômega 3 e outros nutrientes que ajudam a regular os níveis de colesterol e a proteger o sistema circulatório.

Mineral previne possíveis problemas respiratórios

Você sabia que o zinco também é um grande aliado para o sistema respiratório? Ele mantém a imunidade forte para combater pneumonia, possíveis inflamações e problemas pulmonares.

De acordo com o estudo “International Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC)”, por exemplo, que envolveu cerca de 2 milhões de crianças em 105 países, o zinco é um mineral que apresenta forte potencial benéfico para o tratamento da asma na infância.

Quais são os alimentos ricos em zinco?

São muitos os alimentos com zinco que precisam fazer parte da dieta diária. E, para garantir o consumo ideal do mineral, é importante consultar um nutricionista. A absorção do zinco proveniente de alimentos vegetais, por exemplo, é bem menor do que a de alimentos de origem animal.

Por isso, de acordo com a ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), o público vegetariano precisa ter um consumo 50% maior de zinco – o que equivale a uma média de 40 mg/dia do mineral. Confira os principais alimentos ricos em zinco que podem fazer parte da sua alimentação:

– Carnes vermelhas

– Frangos

– Ovos

– Leite e derivados

– Cereais integrais (arroz, quinoa e aveia)

– Leguminosas (grão-de-bico e feijão)

– Camarão e frutos do mar

– Oleaginosas (amêndoas, amendoins e castanhas)

– Sementes de abóbora e de linhaça