Zeaxantina: para que serve e em quais alimentos encontrá-la

Zeaxantina está presente em pimentões de todas as cores (vermelhos, amarelos e verdes)
Zeaxantina está presente em pimentões de todas as cores (vermelhos, amarelos e verdes)

A zeaxantina, assim como a luteína, é um tipo de carotenoide presente em diversos vegetais. Ela atua como antioxidante e também compõe partes importantes do corpo humano. Interessante, né? Por isso, consumi-la no dia a dia é algo indispensável - principalmente porque a substância não é produzida naturalmente pelo organismo. Para que você conheça melhor a zeaxantina (para que ela serve e em quais alimentos encontrá-la) nós separamos umas informações bem importantes. Confira!

Zeaxantina é fundamental para a saúde dos olhos

Uma das principais funções da zeaxantina é garantir a saúde dos olhos, pois ela é responsável por preservar a mácula ocular, a retina como um todo e, assim, evitar problemas como catarata e degeneração macular. Por isso, é muito importante manter uma dieta rica nessa substância! A mácula do olho, em especial, é o ponto responsável por enxergarmos com maior clareza (já que que possibilita a visão central e facilita na hora da leitura). Então, para evitar quaisquer tipos de problema relacionados à visão, a zeaxantina torna-se fundamental.

Substância também é importante para a preservação da pele

Além de ser importante para a saúde dos olhos, a zeaxantina também é benéfica para a pele. Isso porque ela é um tipo de antioxidante - isto é, combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células. Por conta disso, essa substância é ótima para prevenir rugas, ressecamento e também combate a degradação do colágeno, garantindo elasticidade à pele.

Você pode encontrar a zeaxantina vegetais verde-escuros, legumes vermelhos e amarelos

Comer mais legumes, verduras e frutas é o segredo para consumir vitaminas e antioxidantes no dia a dia. A zeaxantina, em especial, está presente em folhas verde-escuras (espinafre, couve, agrião, rúcula e brócolis), em vegetais coloridos - vermelhos, amarelos e alaranjados - como pimentão de todas as cores, cenoura, tomate, tangerina, laranja e até mesmo milho e gema de ovo. Todos esses alimentos possuem antioxidantes, vitaminas e podem fazer parte da dieta. A zeaxantina, inclusive, é uma das responsáveis pela cor vibrante dos vegetais, pois atua como pigmento natural. Interessante, né?

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