Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Yoga aéreo: Conheça os benefícios dessa atividade para a mente e para o corpo
Movimente-se 20/04/2017

Yoga aéreo: Conheça os benefícios dessa atividade para a mente e para o corpo

Equilíbrio, força, concentração e paz interior… Já pensou em ter a sensação de flutuar? Pois essa é a proposta do yoga aéreo! A nova prática, que une as técnicas da tradicional yoga com a habilidade de acrobacias lúdicas e desafiadoras, vem, cada vez mais, ganhando espaço na lista de atividades das pessoas que buscam um exercício saudável, tanto para o corpo como para a mente.

Embora seja corriqueiramente confundido apenas como uma modalidade acrobática, o yoga aéreo apresenta peculiaridades que diferem esssas atividades. Também conhecida como Aerial Yoga, a técnica é elaborada a partir de tecidos presos ao teto e tem como objetivo fazer com que seus praticantes permaneçam equilibrados, através da concentração e do peso do próprio corpo, executando as posturas do yoga tradicional.

Professora de yoga nas mais diversas modalidades, Jacqueline Pedigoni Segantini destaca que o yoga aéreo é um método artístico de crescimento pessoal, físico e mental, utilizando a suspensão do corpo para desbloquear, alongar, definir, realinhar e até, de certa forma, rejuvenescer o corpo:

“Esta técnica teve origem no yoga ancestral. A prática em sala de aula inclui o ato de flutuar e se entregar, deixar a gravidade agir por si. Você simplesmente se entrega e esquece o corpo, então você tem a sensação de estar levitando, voando… A intenção da prática é conseguir respirar com o corpo suspenso no ar. Na invertida, por exemplo, as vértebras descomprimem e há um alívio das dores e tensões musculares, há uma oferta abundante de sangue e oxigênio e acontece o rejuvenescimento das células cerebrais”, explica a professora destacando, abaixo, os principais benefícios da prática. Veja!

5 benefícios da Yoga Aéreo para a saúde

1 – Fortalece e alonga os músculos: Embora o objetivo principal da prática seja encontrar o equilíbrio mental para ter o controle do seu corpo, o yoga aéreo movimenta todos os nossos músculos, ajudando a fortalecer, aumentar a capacidade de força, flexibilidade e equilíbrio.

2 – Diminui a ansiedade: O yoga aéreo reduz, auxilia e trata os riscos de depressão, síndrome do pânico e a ansiedade: “Meditar é entrar em um estado de “mente vazia”, de estar em profundo silêncio e paz interior. O praticante aprende a dominar sua mente, harmonizando-se com ela, buscando sua essência interior”, completa Jacqueline.

3 – Melhora a capacidade de concentração: Durante toda a prática é necessário estar atento a cada movimento do corpo, a velocidade da sua respiração e até o controle dos seus pensamentos, por isso, o yoga aéreo contribui com o nosso cérebro, ativando a memória e melhorando a concentração.

4 – Ajuda a relaxar: Mantras e músicas tranquilizantes são muito utilizadas durante a práticas, ajudando a relaxar os músculos e a mente, diminuindo os níveis de estresse normais no nosso cotidiano.

5 – Corrige problemas posturais: Segundo Jacqueline, problemas como escoliose, hiper cifose, hiper lordose e hérnia de disco podem ser tratados com o yoga aéreo. Contribuindo também com o alívio de dores nas costas, ombros e pescoço.

“A médio/longo prazo você adquire mais força. Possuímos dois tipos de forças: a interna e a externa. Na força interna, rompemos padrões de conduta como medos, temores, fobias e sabemos que podemos. A força externa é a física. Então a técnica ajuda o praticante a melhorar a qualidade de vida”, ressalta a professora.

Atenção às restrições: Quem pode praticar yoga aéreo?

Segundo Jacqueline a prática é contra indicada para quem sofre de pressão alta, quem esteja no período menstrual ou qualquer outro tipo de sangramento. Além disso, caso tenha alguma lesão na coluna é importante procurar um médico especialista antes de aderir ao yoga aéreo.

* Jacqueline Pedigoni Segantini é professora e atua como personal yoga. Leciona aulas de yoga aéreo em seu próprio estúdio, o Centro de Yoga NAMASKAR (Franca – SP). A profissional disponibiliza seus contatos para outras informações: japese2012@gmail.com / Facebook / Instagram /Telefone: (16) 98204 4324