Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Você sabia que alguns nutrientes podem inibir a ação de outros? Entenda!
Guia Culinário 21/02/2019

Você sabia que alguns nutrientes podem inibir a ação de outros? Entenda!

Muita gente não sabe, mas existem alguns alimentos que, quando ingeridos juntos, acabam se anulando. Isso porque alguns nutrientes acabam funcionando como “inibidores” de outros e, por isso, o ideal é que você os consuma separadamente. Para aprofundar mais esse assunto, a gente conversou com o nutricionista Roni Cardoso Alexandre, que contou quais são as principais combinações que não dão muito certo. Confira!

Cálcio funciona como inibidor do ferro

Você sabia que o cálcio tem a capacidade de inibir a absorção de ferro pelo organismo? Pois é, isso ocorre porque essas duas substâncias têm propriedades semelhantes – tal como o mecanismo de transporte celular, que é bem parecido nos dois casos. Por isso, o excesso de um pode resultar na inibição da absorção do outro, de modo que o mais recomendado é ingerir esses nutrientes separadamente.

“Entre as diferentes interações, sem dúvida, uma das mais frequentes é a do cálcio inibindo a absorção de ferro. O que pode ser ainda grave no caso do Brasil, tendo em mente que a maior parte da população brasileira costuma ter certa deficiência de ferro no organismo. Por conta disso, não é muito indicado consumir leite e derivados durante o almoço ou jantar, refeições que normalmente têm um maior aporte de ferro vindo das carnes e leguminosas. Também não é muito indicado comer sobremesas a base de leite com muita frequência”, explica o nutricionista Roni.

Excesso de zinco também pode inibir a absorção de cobre

A combinação zinco + cobre também não está entre as mais recomendadas. Isso porque o zinco em excesso acaba aumentando a síntese da proteína metalotioneína que, por sua vez, se liga ao cobre e impede que ele seja absorvido pela mucosa intestinal. Por isso, uma boa dica é tentar ingerir esses nutrientes em horas distintas do dia.

O cobre, por exemplo, é um mineral que pode ser encontrado na maioria dos cereais, como a aveia, cevada, trigo e muitos outros. Já o zinco está presente na maioria das carnes, como frangos, peixes, miúdos e por aí vai. Sabendo quais são os principais alimentos ricos nesses nutrientes, você pode fazer uma dieta mais inteligente e regrada: nas refeições principais (almoço e jantar), você irá ingerir os pratos mais ricos em zinco, geralmente formados por carnes. Já no lanche da tarde, o cobre estará presente em maior quantidade – no mix de cereais, pães de centeio e outros alimentos. Não tem erro!

Obs.: A vitamina C em excesso também pode funcionar como vilã do organismo. Isso porque, quando presente em grande quantidade, ela pode impedir a absorção do cobre e do cálcio. Por isso, você deve tomar cuidado para não consumir frutas cítricas, como o limão, laranja, e o abacaxi (assim como outros alimentos ricos em vitamina C) de forma exagerada.

O mais importante é evitar os excessos

Vale ressaltar que não há problema algum ingerir esses nutrientes (cálcio + ferro e zinco + cobre, por exemplo) ao mesmo tempo. No pior dos casos, o que pode acontecer é o não aproveitamento completo de substâncias. “Na verdade, quando temos uma rotina de alimentação saudável não temos que ficar presos a esse tipo de pensamento (a respeito de nutrientes que se anulam). O grande problema sempre estará no excesso, que é o que pode causar determinados desequilíbrios. Hoje em dia, com essa moda de suplementar vitaminas e minerais por conta própria, é que esse exagero se tornou algo mais comum”, completa Roni Cardoso.