Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Você sabe o que é clean label? Conheça a tendência do ‘rótulo limpo’
Guia Culinário 09/05/2018

Você sabe o que é clean label? Conheça a tendência do ‘rótulo limpo’

Você já ouviu falar em clean label? Essa tendência, que pode ser traduzida como “rótulo limpo”, vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo. Sua ideia principal é que as embalagens dos produtos alimentícios são mais claras em relação aos ingredientes que estão em sua composição, além de não possuir aditivos artificiais.

Por que consumir produtos clean label

O principal motivo para a adoção de produtos conhecidos como clean label é justamente a ausência de qualquer tipo de produto químico. De uma forma geral isso pode ser observado na falta de corantes ou de aromas sintéticos, mas o objetivo vai além. Afinal, se você toma um iogurte de morango que é clean label pode ter certeza que ele não apenas não possui aditivos como também que o morango utilizado em sua fabricação não recebeu agrotóxicos. Portanto, seus produtos são sempre mais saudáveis.

Como saber que o produto é clean label

Embora não exista um rótulo escrito “clean label” nos alimentos, ainda assim é fácil identificar os produtos que se enquadram nesse grupo. Isso porque em geral ao procurarmos os ingredientes que o compõem damos de cara com uma lista enorme, que contém inclusive substâncias das quais muitas vezes nunca ouvimos falar. Ao se deparar com um produto que é clean label de cara é possível encontrar seus ingredientes, que além de poucos são naturais.

Isso é especialmente benéfico para pessoas que possuem alergias ou intolerâncias, pois é muito comum que determinados componentes estejam presentes em distintos ingredientes. Por exemplo, quem é celíaco, e portanto não pode consumir glúten, sabe que a glicose está proibida. Mas a dextrina de malte também não pode ser ingerida, já que também causa reação. O problema é que além de nem todo mundo saber disso muitas vezes a informação está presente apenas nas letras miúdas, e por isso ter um rótulo claro é tão importante.

Como utilizar o clean label na sua dieta diária

Graças ao incentivo a uma vida mais saudável não é muito difícil encontrar produtos que se enquadrem na ideia do movimento clean label. Os orgânicos, por exemplo, estão dentro dessa categoria, já que se tratam de alimentos 100% naturais, seja ele de origem vegetal ou animal. Isso significa, por exemplo, que o gado não consumiu alimentos com agrotóxicos, e que até os seus medicamentos foram fitoterápicos. Em relação às plantas, ela preza o seu crescimento natural, o que as torna muito mais saudáveis.

Levando isso em consideração, não é difícil perceber que é bem simples acrescentar o clean label na sua dieta diária. No café da manhã e no lanche, por exemplo, não apenas as frutas, como também pães e iogurtes que utilizam ingredientes naturais podem estar presentes. Uma dica é procurar por produtos integrais, multigrãos ou mesmo que possuam frutas em sua composição. Vale lembrar que isso se aplica também ao almoço e à janta, já que diversos ingredientes se enquadram nessas categorias, como é o caso do macarrão integral. Por fim, para saladas busque sempre produtos orgânicos. Todas essas nomenclaturas ajudam a identificar os produtos clean label, que além de mais sustentáveis são muito benéficos ao organismo.